Educação não violenta

Colégio promove bate-papo sobre estratégias para conversas difíceis com jovens

Projeto, que já recebeu Mário Sérgio Cortella, Leandro Karnal, Clóvis de Barros e outros nomes da literatura brasileira, agora, recebe Elisama Santos

*Eu Estudante
postado em 25/10/2022 15:45
 (crédito: Divulgação )
(crédito: Divulgação )

O Colégio Sigma recebe a escritora do best-seller Educação Não Violenta, Elisama Santos, para um bate-papo centrado na temática 'conversas difíceis'. O dialogo será viabilizado por meio da 6ª edição do projeto Sigma+Diálogos. O encontro ocorre  em 3 de novembro (quinta-feira), às 19h, na unidade da 910 Norte. A educadora parental e consultora em comunicação consciente abordará a importância da construção de relacionamentos mais saudáveis e harmoniosos por meio da comunicação não violenta. A interação será aberta a toda a comunidade e as vagas são limitadas. Inscrições devem ser feitas pelo site.

O encontro está enviesado no movimento #SemBullyingMaisDiálogo, que ocorre na própria instituição. Com início em maio deste ano, a hashtag visa envolver os alunos e suas famílias em atividades de debates significativos, promovendo espaços onde possam participar da tomada de decisões, refletir sobre suas próprias atitudes e as do grupo.

Dessa forma, o Sigma + Diálogos é um projeto que promove um espaço de fomento ao debate e reflexão de temas pertencentes ao universo dos estudantes, para somar à formação de futuros cidadãos conscientes e engajados por meio da troca de conhecimento entre especialistas, alunos, familiares e comunidade. Em edições anteriores, o projeto já recebeu nomes como Mário Sérgio Cortella, Leandro Karnal, Rossandro Klinjey, Alexandre Coimbra, Clóvis de Barros Filho e o professor espanhol José Maria Avilés.

Em seu livro, publicado em 2019, Santos propõe uma conversa com pais e mães que desejam construir relações e aprendizados baseados no respeito e no diálogo e que desejam estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em si mesmos e nos filhos. A ideia é que o processo de construção de conhecimento torna-se positivo quando ocorre por meio da empatia e reflexão crítica. Dessa maneira, a autora pretende guiar um bate-papo que auxilie os pais durante a caminhada educacional.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação