Bolsas de estudo

Escolas particulares oferecem 442 bolsas de estudos em todo o país

Vagas são limitadas e destinadas a estudantes de baixa renda da rede pública de ensino. Inscrições, gratuitas, seguem até 31 de janeiro de 2023

Eu Estudante
postado em 05/10/2022 16:03 / atualizado em 05/10/2022 16:26
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

A rede de escolas Ideal abriu inscrições para o programa de bolsas de estudo em todo Brasil. Ao todo, serão 442 vagas para o ciclo 2023. No Distrito Federal, nas unidades de Águas Claras e Taguatinga, são oferecidas 22 oportunidades. As bolsas serão oferecidas como parte do Programa Impacta, do grupo Eleva Educação, maior rede de educação básica do país, da qual o Ideal faz parte. As vagas são limitadas e destinadas a estudantes da rede pública de ensino e que possua baixa renda. O período de inscrições segue até 31 de janeiro de 2023. A inscrição, gratuita, deve ser feita no site e o processo é 100% on-line.

As vagas serão distribuídas entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Para participar do programa, é necessário que o candidato tenha renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa, seja aluno da rede pública e curse entre o 7° ano do ensino fundamental e a 1° série do ensino médio no ano de 2022, e esteja matriculado na série imediatamente anterior à qual está ingressando em 2023, além de ter cursado a maior parte do seu segmento escolar na rede pública.

Além de isenção de matrícula, mensalidade e atividades pedagógicas, os alunos recebem material didático subsidiado, acompanhamento psicopedagógico, mentoria de desenvolvimento pessoal e profissional.

O processo seletivo é dividido em cinco fases e inicia- se quando o candidato preencher a inscrição no site do Impacta. Logo após, o interessado que atender a todos os requisitos poderá participar de uma prova on-line com 20 questões, distribuídas entre os conhecimentos de português (10) e matemática (10). A prova terá a duração de uma hora.

Na terceira etapa, para a validação das situações socioeconômicas, os candidatos deverão enviar documentos que comprovem as condições financeiras e familiares para participação do Impacta. Entre eles, carteira de identidade ou certidão de nascimento, CPF, último boletim escolar e declaração de escolaridade. O solicitante também deve enviar carteira de identidade ou certidão de nascimento e CPF de todos os membros da residência. Os integrantes da casa, maiores de 18 anos, devem enviar um comprovante de renda para a solicitação da bolsa.

Além disso, o candidato também deve enviar dados referentes a sua moradia, como cópia do IPTU ou escritura pública (se for moradia própria ou financiada), ou contrato de locação e os três últimos recibos de aluguel (se for moradia alugada), ou declaração do proprietário do imóvel (se for moradia cedida); ou declaração explicando a situação de moradia datada e assinada (se situação de moradia não se enquadra nos casos anteriores).

Na próxima etapa, será solicitado que o candidato envie um vídeo de até 1 minuto, explicando por que deseja ser um aluno Impacta. Os selecionados, juntamente com a família, serão direcionados a uma entrevista com os diretores das escolas parceiras e com a equipe do Impacta.

O resultado será disponibilizado via e-mail, com base no desempenho do estudante nas etapas anteriores. As datas dependem da data na qual o estudante realizou a inscrição, que influi, consequentemente, em qual grupo de seletiva ele participará.

Para uma das líderes da área de responsabilidade social do grupo Eleva Educação, Patrícia Santos, o oferecimento de bolsas na rede privada gera impacto em toda a comunidade. "Não muda só a realidade do aluno, que amplia o acesso a oportunidades como estágios, intercâmbios, mas também inspira o seu entorno, pais, irmãos, primos, colegas e toda a comunidade”, pontua.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação