Eu, Estudante

PRESERVAÇÃO

Escola Arara Azul promove evento gratuito com foco na sustentabilidade

Gamificação Sustentável e Unidade Móvel de geração fotovoltaica, geração eólica e experimentos interativos serão destaques na FACC 2022.

Com o objetivo de contribuir com a formação de seres humanos autônomos, criativos, solidários e representativos, a partir de uma dimensão ecológica, intercultural e interdisciplinar, do berçário ao ensino fundamental, a escola Arara Azul, em Águas Claras promoverá, neste sábado (3/9), a 3ª edição da Feira de Arte, Cultura e Ciências (FACC).

Gratuito e aberto ao público, o evento acontecerá das 8h às 12h. De acordo com a direção da escola, a proposta da feira é o desenvolvimento de projetos inspirados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para além dos projetos de pesquisa dos alunos inspirados nos 17 ODS imersos no Pacto Global da ONU, o evento contará com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF), Neoenergia, Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Zero Impacto Logística Reversa, entre outros apoiadores que estarão com espaços interativos, versáteis e abertos ao tema sustentabilidade.

A Unidade Móvel da Neoenergia Brasília estará no evento, equipada com geração fotovoltaica, geração eólica e experimentos interativos com realidade aumentada, para apresentação dos conceitos de eficiência energética e preservação ambiental.

Para a mantenedora da escola Arara Azul, Êunia Maria, eventos como a FACC fazem parte do trabalho de construção de seres humanos conscientes. "Os estudantes avançam além dos conteúdos formais, em um senso de pertencimento coletivo que os levam a refletir, gerar ideias e propor soluções para um mundo melhor nas esferas sociais, culturais, sustentáveis e econômicas", enfatiza Maria.

A Caesb marcará presença na escola com o Expresso Ambiental, ônibus de educação ambiental da companhia. Além do acesso à maquete de 6 metros com todo o ciclo de saneamento, os alunos poderão assistir a palestras sobre as formas de economizar água, o uso correto da rede de esgoto e a importância de preservação do meio ambiente.

De acordo com a pedagoga e educadora ambiental da Caesb, Érica Radespiel, o trabalho de conscientização começa na escola, mas é fundamental que as famílias deem continuidade: “É essencial que a gente não só fale, mas viva uma cultura de sustentabilidade. E o envolvimento da escola, família e comunidade é muito importante", afirma a pedagoga.

A diretora da escola, Niara Borges Cançado, destaca a realização paralela da Feira Arte Arara, voltada a alunos da pré-escola. Nessa modalidade, as crianças promoverão uma manhã de autógrafo de livros produzidos por elas mesmas, com temas da ODS trabalhados em sala de aula, além de interagir com os pais em um grande e agradável piquenique nos espaços externos da instituição de ensino.

“Como a escola é campestre, o ambiente será bastante favorável a essa confraternização”, afirma Niara. “Nossa meta, com este evento de extrema importância, é contribuir para a conscientização das futuras gerações que vão cuidar do nosso planeta”, completa.

A FACC também busca estimular o trabalho em grupo, a capacidade de fazer escolhas, planejar e construir novos caminhos para a humanidade, conectando pessoas, planeta e tecnologia.

Não perca!

Feira de Artes, Cultura e Ciência
Data: 3 de setembro
Horário: 8h às 12h
Local: Escola Arara Azul (Águas Claras)
Entrada: gratuita

Divulgação - .
Divulgação - .
Divulgação - .
Divulgação - .
Divulgação - .