Dados divulgados pelo Ministério da Educação nesta sexta-feira (16) mostram que o Distrito Federal é a segunda unidade de federação mais bem colocada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental. A pontuação do DF foi de 6,4. A capital federal ficou atrás apenas de Santa Catarina, que obteve nota 6,5. Ceará e São Paulo ficaram em 3° lugar, com 6,3.
No entanto, os dados podem não ser precisos, afirma a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Social, Patrícia Mota Guedes. O aumento de aprovação entre 2019 e 2021 se deu por as escolas seguirem a recomendação do Conselho Nacional de Educação de não reprovar os alunos durante a pandemia. “Não significa que o ensino melhorou. Esses resultados devem ser olhados com muita cautela, em função dos desafios enfrentados durante a pandemia, sobretudo as desigualdades e a dificuldade de acesso ao ensino remoto”, afirma.
Outro componente que merece atenção, de acordo com a especialista, é que no fim de 2021 ainda havia disparidade entre redes e alunos na oferta de ensino presencial, presença nas aulas e engajamento e que, portanto, é possível supor que aqueles que não participaram da avaliação são os que vivem em situação de maior vulnerabilidade.
Resultado do DF em anos iniciais
• Anos iniciais do ensino fundamental (até o 5º ano) — 6,4
• Anos finais do ensino fundamental (até o 9º ano) — 5,3
• Ensino médio — 4,5
Em comparação com os demais estados do país, o DF obteve o menor rendimento nos anos finais do ensino fundamental, ficando em 9° lugar. Já no ensino médio, a capital federal ficou em quinta colocação, com nota 4,5. Também houve queda no desempenho das disciplinas de português e matemática. Para conferir os resultados de cada região, acesse o portal do Inep.
Criado em 2007, o Ideb reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).