Os dados obtidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), prova que mede o conhecimento dos alunos brasileiros na educação básica, serão anunciados na próxima sexta-feira (16/9). Os resultados preliminares foram divulgados em junho. O anúncio será mantido mesmo após a exoneração, na quarta-feira (14), da coordenadora Margareth Fabíola dos Santos Carneiro, responsável pela área dentro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Mesmo com a mudança, a instituição declara que a divulgação das informações será mantida. Os dados são fundamentais para medir a educação no país após a tentativa de implementar o aprendizado remoto por causa da pandemia.
Saiba Mais
Pesquisa inédita divulgado pelo Unicef mostra um alto número de evasão escolar no Brasil. A entidade ressaltou também que 50% dos alunos entre 11 e 19 anos que estudam pensam em desistir por terem dificuldades em acompanhar o conteúdo ou a didática.
Sobre a coordenação do exame, o órgão esclareceu que Margareth foi substituída por servidor que "já vinha trabalhando nas ações das avaliações da educação básica" e realocada dentro do Inep - sem informar o motivo para a decisão.
No ano passado, o instituto teve problemas com a antiga gestão, de Danilo Dupas, e servidores de carreira, que estavam há anos na autarquia e em cargos de confiança, queixaram-se de não serem escutados.
Saiba Mais
- Brasil Vencedor da Mega-Sena foi assassinado por revelar bilhete premiado
- Brasil Confira o resultado do concurso 2520 da Mega-Sena; prêmio é de R$ 110 milhões
- Política Saiba quando serão os próximos debates presidenciais na TV
- Esportes Federer anuncia aposentadoria: 'Tênis morre um pouco', diz Fernando Meligeni