Após cinco dias de uma maratona de atividades para cerca de 11 mil crianças das primeiras séries do ensino fundamental, até o 5º ano, chega ao fim, neste sábado (20), o projeto Cidade da Criança. Realizado na Escola Parque da Natureza (antigo Clube Bandeirante), o programa é direcionado a alunos dos primeiros anos da educação infantil e oferece atividades de recreação, circo-teatro, cinema e lazer.
De acordo com a diretora da Coordenadoria Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante (CRE-NB), Ana Maria Alves, o projeto recebe, em média, até 2 mil alunos nos turnos matutinos e vespertinos.
Segundo ela, os estudantes, acompanhados por professores e monitores, contam com transporte de ônibus até o local, onde, por três horas e meia, participam de uma série de atividades. Além disso, recebem lanches naturais.
A professora Juliana Campos, que leciona em duas escolas públicas da região, conta que no início da pandemia foi formado um grupo para definir formas de amenizar os efeitos e as consequências do isolamento provocado pelo coronavírus, definindo pela criação e operacionalização do projeto.
“Muitos pais perderam os empregos ou tiveram a renda reduzida. Então, para as famílias desses alunos, levar os filhos ao cinema ou ao teatro tornou-se uma tarefa quase impossível", disse, destacando que, com o apoio da coordenadoria de ensino do Núcleo Bandeirantes foi possível reunir essas atividades em um só lugar e sem custo algum para as famílias.