Eu, Estudante

TEATRO

Estupenda Trupe faz leitura dramática de Augusto Boal com estudantes

Alunos da escola Elefante Branco terão farão a leitura de Revolução Na América do Sul nesta quinta-feira (18), no Sesc Gama

Escrita por Augusto Boal e dirigida por José Renato na década de 1960, a peça Revolução da América do Sul revelou uma forma épica de se fazer teatro no Brasil. A obra quebrou estigmas, colocando a classe operária como protagonista deste texto, que se mantém atual em pleno século 21. A produção será revivida nesta quinta-feira (18), em leitura dramática realizada por alunos da Escola Elefante Branco, no Sesc Gama.

A iniciativa é da Estupenda Trupe, companhia de teatro com quase 20 anos de história, e faz parte do projeto de manutenção do grupo, por meio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. “Está sendo incrível voltar para as salas de aula com este espetáculo tão atual, que fala exatamente da situação política e social vivenciada no País. Uma situação de corrupção, de inflação, onde os preços mudam no mercado automaticamente e nos deixa desamparados. É emocionante levar isso aos alunos e despertar neles essa visão crítica” destaca o diretor da Estupenda, Tiago Venusto. “Boal é eterno”, enfatiza.

Canal Brasil/Divulgação - Crédito: Canal Brasil/Divulgação. O embaixador mundial do teatro, nomeado pela Unesco, Augusto Pinto Boal, em cena do filme Augusto Boal e o Teatro do Oprimido, documentário feito por Zelito Viana.

Segundo a atriz Alana Ferrigno, a troca com estudantes se faz a cada dia mais necessária. “Revolução da América do Sul é uma obra atemporal. E essa troca que temos com os estudantes é uma das nossas metas. Democratizar a arte e levar aos estudantes temas de suma relevância para que possamos refletir e democratizar a arte. Este texto fala sobre política, direitos humanos. E ver os alunos se envolvendo é incrível. Queremos transformar e passar uma mensagem com a arte”, ressalta a atriz, diretora e produtora cultural.

Estupenda Trupe

Formada pelos artistas e arte-educadores Tiago Venusto, diretor da cia, Alana Ferrigno, Beta Rangel e Carlos Valença, a Estupenda Trupe é reconhecida por realizar uma série de espetáculos e imersões que buscam, por meio da arte, promover a consciência social e o amor, com vistas a propiciar o resgate para pessoas em situação de  vulnerabilidade.

Tendo como método o Teatro do Oprimido, de Augusto Boal (1931-2009), a cia realiza oficinas em escolas e localidades periféricas menos urbanizadas, visando criar pontes de diálogo e rediscutir a relação opressor-oprimido.

“A Estupenda crê na diversidade e na integração social por meio da arte e da educação. E na manutenção da Estupenda neste ano não será diferente. Faremos uma série de ações gratuitas, que visam democratizar o acesso à arte”, pontua o ator Carlos Valença.

O grupo realizará uma série de atividades gratuitas até 2023, entre peças on-lines, presenciais, exibição de documentários, atividades formativas e, agora, essa leitura dramática, que abrirá uma oportunidade ímpar aos alunos.

Serviço

Estupenda Trupe convida estudantes do Elefante Branco para leitura dramática de obra de Augusto Boal: Revolução Na América do Sul

Data: 18 de agosto de 2022, quinta-feira

Horário: A partir das 15h

Local: Sesc Gama (Setor Leste Industrial, Lotes 620 a 680, QI 1 – Gama).

Gratuito

Mais informações no Instagram: @estupendatrupe

Livre para todos os públicos.