Estudantes do Colégio Seriös foram os primeiros representantes brasileiros a vencer o campeonato British English Olympics (BEO), na Inglaterra. Com o tema The World of Truth (o mundo da verdade, em inglês), a competição ocorreu entre 2 e 12 de agosto. Os jovens venceram na categoria Country Spotlight (país destaque) em que tiveram que criar uma apresentação sobre Cuba, e ficaram em primeiro na classificação final.
Para participar do evento, os jovens embarcaram em 31 de julho. Ao todo, 23 estudantes e três professores viajaram para a Inglaterra para tentar trazer o título inédito para a capital brasileira. E conseguiram: competindo contra 35 escolas de várias partes do mundo, o colégio brasiliense conquistou o primeiro lugar na sexta-feira (12). A diretora pedagógica do Colégio Seriös, Vanessa Araújo, explica que o título é motivo de orgulho para todos. “Os estudantes foram para um país cuja língua materna é o inglês, para competir com outras escolas que também não tem o inglês como primeira língua. Eles foram para longe das famílias, da própria cultura. Então, para nós, essa vitória tem um sabor muito especial.”
A escolha dos alunos não foi aleatória. Para viajar com toda a equipe, os estudantes e professores precisaram se inscrever no edital interno do colégio. Durante a seleção, os candidatos passaram por testes de proficiência na língua inglesa, presença de palco e trabalho em equipe. Até o nível de interesse familiar foi considerado. É que para chegar ao continente europeu e competir entre as 35 escolas, o custo da viagem ficou em torno de 30 mil reais por estudante.
Não é a primeira vez que o colégio participa das olimpíadas. Em 2019, a escola foi convidada para ingressar na lista das instituições daquele ano. Na edição, os estudantes conquistaram cinco troféus, entre eles o de melhor escola do câmpus. O colégio pretendia participar novamente em abril de 2020, mas a pandemia por Covid-19 impediu a viagem. Os alunos, então, passaram mais de dois anos em preparação, em que todas as atividades eram realizadas fora do período de aula, para que não atrapalhasse o desempenho escolar.
Olimpíadas
A British English Olympics (BEO) é uma competição acadêmica sobre a língua inglesa para estudantes estrangeiros. O evento recebe colégios de mais de 20 países do mundo. As escolas devem selecionar de 10 a 20 estudantes que tenham entre 12 a 16 anos. Os estudantes têm a oportunidade de passar duas semanas na Inglaterra, representando suas escolas e experienciando a cultura inglesa.
Considerado os jogos olímpicos do inglês britânico, a competição é organizada pela Oxford International Education Group. Na disputa, os juízes se concentram em três áreas principais do desempenho acadêmico: habilidades de apresentação, uso do inglês e conteúdo.
Para participar, é preciso ser membro de uma escola bilíngue ou convidado pela instituição britânica, como foi o caso do Colégio Seriös. A escola não é considerada bilíngue, mas conta com uma carga horária de seis horas de ensino da língua inglesa, superior ao exigido pelo Ministério da Educação (MEC). A competição envolve uma série de debates, apresentações, encenações e performances de danças.
A competição é dividida em três categorias: eventos de apresentação, com tipicamente duas apresentações breves; Debates 2.0, um debate específico das olimpíadas focado no uso espontâneo da língua inglesa e na cooperação entre estudantes; eventos criativos, em quatro categorias. The BEO Drama Festival, um festival de atuação, The BEO Song Contest - uma competição musical. As duas outras são desafios misteriosos, revelados apenas no dia da competição.
As melhores escolas de cada categoria vão para as semifinais, onde 24 escolas performam. Dessas, seis competem na final.
Em solo britânico
A edição deste ano foi pautada pelo tema The World of Truth (O mundo da verdade). A coordenadora de línguas estrangeiras Thais Baumgartner viajou com os alunos e explica que a temática rodeou todas as atividades da competição. Na apresentação musical, os estudantes tiveram que abordar a verdade e a mentira em melodias; Como peça de teatro, eles fizeram referência à alegoria da Caverna de Platão. Os participantes também discutiram fake news, mitos da adolescência e a moda rápida e descartável por meio de debates e performances. A coordenadora conta que a experiência foi única.
“Ver alunos superando seus limites, desenvolvendo o inglês, se conectando e trazendo esse resultado não poderia ser melhor”, afirma.
Bernardo Tonhá, 15 anos, está no primeiro ano do ensino médio e esperava pela viagem desde 2020. Segundo ele, a conquista do título inédito foi mais que uma finalização de um ciclo, foi uma oportunidade de se desenvolver. “O sentimento principal é de realização. Principalmente depois de quase três anos de preparação. O desenvolvimento da responsabilidade foi muito significativo, ter esse momento de realmente conhecer as pessoas com quem você está convivendo, sem seus pais ainda por cima, e aprender a lidar com isso foi essencial. Conhecer pessoas de outros países e praticar um pouco da língua com os nativos foi muito importante também, mas a experiência em si foi o principal.”
O estudante começou o processo de seleção no sétimo ano e se destacou, ficando em primeiro lugar. Ele conta que pretende fazer engenharia aeroespacial, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e diz que a experiência internacional vai ajudar na adaptação ao ensino superior. “A experiência será parecida. Estar longe dos pais, com pessoas completamente desconhecidas no início, aprendendo a conviver, mesmo com conflitos. Acho que o conhecimento principal adquirido foi a questão da responsabilidade”. O estudante explica que precisou aprender a lidar com a pontualidade dos ingleses e com atividades do dia a dia, como lavar a própria roupa, que passam a ser um desafio quando adicionados à dinâmica do convívio com pessoas de várias partes do mundo.
Os 23 alunos e três professores aterrissaram em Brasília ontem (15), após duas semanas em território britânico. Durante o período, a equipe ficou hospedada na Christ's Hospital School, na cidade de Horsham. Eles tiveram a oportunidade de visitar Londres, capital inglesa, Brighton, cidade litorânea ao sul da Inglaterra, e Oxford, berço da famosa Universidade de Oxford. Agora, em casa, os participantes serão recepcionados em cerimônia intimista no Colégio Seriös, amanhã (17), para comemorar a conquista.
*Estagiária sob supervisão de Ana Sá