Eu, Estudante

DOAÇÃO

Alunos arrecadam 200 kg de alimentos para o programa Cozinha Solidária

Ação inédita promovida por estudantes do colégio Sigma da 606 Norte será encampada pelas demais unidades da rede de ensino

Uma ação surpreendente de estudantes do ensino fundamental do colégio Sigma, da 606 Norte, resultou na arrecadação de 200 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados à população carente. A ideia inicial era promover, num intervalo recreativo, uma festa junina com comidas típicas, música e entretenimento, mas eles decidiram arrecadar os donativos. 

As doações ocorreram em 30 de junho, e a adesão inesperada surpreendeu até mesmo os orientadores da proposta, André Dantas e Dayse Vianna, professores de convivência ética. A disciplina, que aborda intervenções sociais, é ministrada em todas as unidades da instituição, do 7º ao 9º ano, como matéria obrigatória na grade horária e com o objetivo de promover um ensinamento mais dinâmico, sempre provocando o debate de situações do dia a dia que englobem questões éticas.

De acordo com a professora de filosofia e de convivência ética, Dayse Rose Ferreira Vianna, essa interação instiga a formação de opinião e faz com que os valores éticos floresçam na realidade dos alunos. “Os adolescentes fazem parte da geração do quarto, sempre limitados a irem de casa para a escola e, por terem muito contato com o mundo virtual, acabam vivem poucas relações interpessoais”, diz a educadora, que atua na escola há seis anos.

Segundo a coordenadora de Convivência Ética, Paula Cavalcante, cada unidade possui uma equipe de ajuda, formada por dois ou três estudantes de cada turma que mais se destacaram na matéria. "Ao entenderem o real sentido dos valores éticos, eles passam a não se contentar apenas com a teoria", diz. Os “ajudantes éticos”, prossegue ela, atuam também em sala de aula, sempre prestando ajuda e acolhimento aos colegas e até mesmo aos professores, quando preciso. “Eles são orientados a lidar com cada situação”, completa.

O projeto foi criado em 2017 pelo grupo de de pesquisa em educação moral (Gepem), que abrange profissionais da Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). Desde então, as aulas são ministradas pelos próprios professores do Sigma, que contam com formação específica para lidarem e transmitirem melhorias na qualidade nas relações interpessoais. “É necessário promover esse olhar mais humano ao aluno que, atualmente, tem muito acesso à informação mas pouca gente disposta a sentar e ouvi-los” afirma Dayse.

Além de cuidar da divulgação da campanha, os alunos organizaram os mantimentos recebidos, a maioria itens da cesta básica, como arroz, feijão, leite e óleo. Os donativos foram entregues para o projeto Cozinha Solidária, que diariamente serve cerca de 150 refeições para famílias em situação de vulnerabilidade social. "Foi um momento para eles colocarem em prática os próprios valores e enxergarem o seu papel social enquanto cidadãos”, diz Paula.

O desfecho da ação solidária foi motivo de comemoração para o grupo, que não esperava por um retorno tão grande, ainda mais na primeira edição do projeto, a ser expandido para as demais unidades. “Com o sucesso de arrecadações na 606 Norte, nosso plano é realizar outras ações sociais e, assim, conseguir impactar positivamente a vida de mais pessoas”, finaliza Dayse.

*Estagiária sob a supervisão de Jáder Rezende