Último dia para efetivar a matrícula nos CILs
Até esta sexta (29), contemplados com vaga na primeira chamada dos Centros Interescolares de Línguas (CIL) deverão efetivar a matrícula na unidade escolar onde a vaga foi disponibilizada. A lista de selecionados para estudar a língua estrangeira foi divulgada pelo site, na última terça-feira (26).
Mais de 13.300 vagas foram disponibilizadas no Distrito Federal para estudantes que desejam aprender um novo idioma, no segundo semestre de 2022. As opções de curso são de inglês, espanhol, francês e japonês, dependendo da instituição.
A rede pública de ensino conta com 17 Centros Interescolares de Línguas (CILs), que funcionam em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga.
Inscrições iniciais contemplam estudantes da rede pública de ensino que estão cursando séries a partir do 6º ano do ensino fundamental, do ensino médio e do segundo e terceiro segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo a Secretaria do Estado e Educação (SEEDF), em 9 e 10 de agosto, vagas remanescentes serão oferecidas para a comunidade. Inscrições devem ser feitas pelo site da instituição.Vagas para o público em geral serão disponibilizadas após a conclusão da seletiva, que prioriza a inclusão de estudantes de escola pública nas unidades. Além disso, os estudantes da rede pública de ensino poderão concorrer às vagas da comunidade.
“O CIL é essencial. Para mim foi a abertura de uma porta gigantesca, falo pela minha própria experiência. Eu entrei no CIL como aluna de espanhol, conclui o curso de letras-espanhol e, hoje, sou diretora de uma das unidades”, disse a diretora do Centro Interescolar de Línguas do Guará (CILG), Thaiana Santana, ao comentar sobre a importância do ensino de línguas nesses centros.
Ela também acrescenta que, agora, há mais oportunidades para os estudantes, inclusive de emprego. “Hoje em dia, eles podem fazer intercâmbio, ganharem bolsas ou até mesmo fazerem faculdade a distância”, conta ela.
Para efetivar a matrícula basta levar os seguintes documentos:
• Documento de identidade – RG (Certidão de Nascimento ou documento oficial com foto);
• CPF;
• Duas fotos 3×4;
• Comprovante de residência;
• Comprovante de escolaridade – Declaração, histórico escolar ou diploma.
Estudantes menores de 18 anos precisam encaminhar os documentos se seus responsáveis (CPF e RG).