Atrair os jovens para a carreira científica é mais uma aposta da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A edição deste ano investiu em uma programação especial para estudantes e professores da educação básica, com a SBPC jovem e a SBPC vai à escola.
A SBPC jovem ocorrerá entre segunda-feira (25) a sábado (30) no câmpus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), enquanto a SBPC vai à escola ocorrerá de terça-feira a quinta-feira (28) nos câmpus de Ceilândia (FCE), Planaltina (FUP) e Gama (FGA).
As atividades promovem a divulgação científica, a interação de crianças e adolescentes com pesquisadores de todo o Brasil e a formação de professores de ensino fundamental e médio. Segundo a professora Maria Emília Walter, decana de Pesquisa e Inovação da UnB e coordenadora local da edição, cerca de 1.500 estudantes e professores são esperados durante o evento.
SBPC Jovem
Destinadas a estudantes e professores do ensino básico, as atividades da SBPC jovem estarão abertas para o público geral, com atrações para todas as idades. A exposição conta com 11 instituições parceiras, entre elas o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
De acordo com a professora Maria Emília Walter, as atividades estarão distribuídas na Trilha da ciência, que atravessam os espaços da universidade. “A ideia é que os alunos percorram a trilha e terminem na SBPC jovem, onde tem muitas atividades. Eles podem interagir, assistir às palestras, fazer experimentos científicos, tudo de uma forma bem lúdica”, afirma.
São três programações (Sobre Rodas, Tenda e Palco), que incluem laboratórios infláveis, museus itinerantes e 21 estandes expositores. Os 11 colaboradores farão suas exposições no Centro Comunitário Athos Bulcão. O IFB oferecerá oficinas inclusivas e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) abordará temas como vacina, Agenda 2030 e Mulheres e meninas na ciência, por meio de jogos, rodas de conversa e vídeos.
O evento contará com uma programação diária de apresentações no palco da SBPC jovem, como o espetáculo No mundo da Lua, da Cia de Teatro Elefante Branco. Os visitantes poderão participar de atividades como projeções de vídeos astronômicos no planetário inflável e levar para casa dobraduras de artefatos espaciais para montagem de maquetes de papel.
Confira a programação completa: Tenda, Palco, Expositores e Sobre Rodas (câmpus Darcy Ribeiro) / Oficinas (no IFB)
SBPC vai à escola
De forma experimental, a SBPC levará também o projeto SBPC vai à escola. Serão 30 palestras porferidas por pesquisadores de 17 instituições públicas de ensino, distribuídas entre terça (27), quarta (28) e quinta-feira(28), nos câmpus UnB Ceilândia, Planaltina e Gama. Pelo menos 20 instituições de ensino do Distrito Federal confirmaram participação no evento. Para reunir os alunos nos câmpus da UnB, a universidade disponibilizará transporte, alimentação e ajuda de custo para os alunos e professores.
Ampliado nacionalmente em 2015, o programa busca dar visibilidade à ciência e despertar o interesse de alunos e professores do ensino fundamental e médio. As atividades são realizadas todos os anos e fomentam o interesse científico de estudantes por todo o país, por meio de aulas, palestras e experimentos.
Em período de recesso escolar, a gestão local do evento estabeleceu estratégias de divulgação específicas para atrair os alunos, como explica a professora Maria Emília Walter. “Fizemos uma chamada pública, as Férias Científicas, justamente para que esses alunos em férias viessem para a UnB”, conta. Diferente do projeto SBPC Jovem, a SBPC Vai à Escola é exclusiva para o público da educação básica. As atividades são de todas as áreas científicas e estarão dispostas de forma multidisciplinar.
Confira a programação completa da SBPC Vai à Escola, horários e locais do evento:
- Câmpus UnB Ceilândia - FCE: 26/7, das 10h às 15h30
- Câmpus UnB Planaltina - FUP: 27/7, das 10h às 15h30
- Câmpus UnB Gama - FGA: 28/7, das 10h às 11h30
*Estagiária sob a supervisão de Jáder Rezende