A escola pública Atheneu Sergipense, localizada em Aracaju, é regida pelo modelo de ensino médio integral e desenvolveu um projeto para estimular a participação política de adolescentes. A iniciativa, intitulada Atheneu Políticas Públicas (POP), foi criada pelo professor de Sociologia Yuri Norberto e é dividida em três fases: POP descomplica, POP debate e POP sabatina. Na última etapa, os alunos pensam e apresentam propostas de políticas públicas aos candidatos ao Governo, ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa de Sergipe.
Segundo o professor Yuri, o projeto surgiu a partir da identificação das dificuldades que os alunos sentiam em entender conceitos sobre política e funcionamento do Estado. "O objetivo é aproveitar o espaço coletivo da escola para simular os processos democráticos e estimular o protagonismo entre os alunos, mostrando a importância deles na participação ativa das decisões em sociedade", destaca.
A primeira fase do projeto é composta por aulas expositivas e provas, com o objetivo de apresentar os conceitos sobre educação política de maneira descomplicada. Já na segunda, há debates com presença de convidados. E, por fim, são realizadas as sabatinas e a formulação da cartilha entre os estudantes e os candidatos. "Qual é a visão que essas adolescentes têm agora, conhecendo a política? Quais ações eles querem sugerir para os candidatos?", exemplifica Yuri Norberto.
Depois que os alunos sugerem as propostas de políticas públicas, os candidatos assinam um termo em que se comprometem a receber e analisar a possibilidade de incluir as ideias nos planos de governo. "O espaço público é para ser um local em que eu entenda aquilo como meu. Se eu não tenho consciência de que aquele espaço público é construído com minha presença, então não consigo intervir", defende o professor de sociologia e idealizador do projeto.
No Brasil, 1 em cada 5 escolas públicas de ensino médio é de Ensino Médio Integral (EMI), com jornada escolar ampliada, de 7h a 9h diárias. "Na prática do EMI e dentro das suas propostas pedagógicas multidisciplinares, o POP busca ensinar competências essenciais para a convivência em sociedade", resume Yuri. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), um dos objetivos da educação básica é qualificar os alunos para o exercício da cidadania. "Como se aprende cidadania na escola? Penso que um dos caminhos é falar sobre política", acrescenta o professor.
O que diz a LDB?
"Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.<br><br>" LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996
Planos futuros para o POP
O professor Yuri Norberto conta que o projeto ganhou notoriedade e chamou a atenção de outras escolas. Como projeto futuro, a escola pública Atheneu Sergipense pretende criar um observatório de políticas públicas, a fim de acompanhar os planos e metas. "O objetivo é tirar a política só do tempo da política, que são as eleições. Entender a política como algo do meu cotidiano".
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste ano o Brasil ganhou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos, o que representa um aumento de 47 % em relação às eleições de 2018.
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