Alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) vão marcar presença no ato contra o corte no orçamento das universidades federais (9). No total, a redução orçamentária totaliza R$ 3,2 bilhões, o equivalente a 14,4% da verba prevista para o Ministério da Educação (MEC) em 2022.
A mobilização em prol da educação foi organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) do instituto, a divulgação ocorreu pelo boca a boca nas salas de aula e nas redes sociais.
Segundo o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do IFB, Lucas Macedo Pessoa, o valor do corte corresponde ao orçamento anual de um câmpus. “Esse corte é muito prejudicial, ele atrapalha o seguimento de aulas, recursos para bolsas de pesquisas e além disso pode existir uma demissão dos terceirizados nos preocupa, porque já aconteceu anteriormente”, desabafa.
O grupo que estará em frente ao Museu Nacional na manhã desta quinta-feira (9) estarão trajados de verde com a faixa #tiraamãodomeuif, simbolizando tanto a posição contrária aos cortes como representando a presença dos estudantes do IFB. “O perfil dos nossos alunos é bem diverso, temos pessoas com pretensão de entrar no mercado de trabalho ou ingressar no ensino superior, além de existir pessoas de diversas idades”, diz o presidente.