SOBRE RODAS

Caminhão-museu roda o país para mostrar o processo da independência

Exposição começa nesta quinta-feira (23), às 11h, na Praça do Museu Nacional da República, ao lado da FeLiB

Eu Estudante
postado em 22/06/2022 15:48 / atualizado em 22/06/2022 15:53
 (crédito: Senado Federal)
(crédito: Senado Federal)

O caminhão-museu do Senado Federal vai circular o país com a mostra Itinerários da Independência do Brasil, que poderá ser conferida, gratuitamente, como parte das ações comemorativas do Bicentenário da Independência, ação promovida em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O ponto de partida será em frente ao Museu Nacional da República, na entrada da 36ª Feira do Livro de Brasília (FeLiB).

Os brasilienses poderão visitar o museu sobre rodas a partir das 11h desta quinta-feira (23). A abertura da exposição contará com a presença do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), presidente da Comissão Especial Curadora do Senado para o Bicentenário da Independência, e da historiadora e professora da UFMG Heloisa Starling, também integrante da comissão.

Aberta à visitação pública, a mostra poderá ser conferida até domingo (26) das 9h às 22h quando se encerra a FeLiB. Depois, o museu sobre rodas segue para Prados (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Recife (PE), em datas ainda a serem divulgadas. A seleção do trajeto seguiu o critério das cidades com mais importância no processo da independência.

Dentro do Caminhão Museu

O veículo conta com alguns ambientes para explicar o processo de independência brasileiro. Confira:

  • Sala de cinema, com projeções de vídeos curtos, como animações, sobre a independência.
  • Sala de realidade virtual, onde o visitante poderá ser fotografado participando de momentos históricos dos itinerários.
  • Biblioteca equipada com livros e quadrinhos sobre a independência, além de oito computadores, nos quais o visitante poderá escutar podcasts e acessar o site Itinerários Virtuais da Independência.
  • Onze painéis com reproduções de obras de artistas brasileiros e estrangeiros remetendo a eventos emblemáticos nas diferentes províncias e nas Independências das Américas que, de alguma maneira, tiveram ressonância no Brasil.
  • Painéis instagramáveis, com personagens ilustres da luta pela independência do Brasil.
  • Vira-Vira – As mulheres que estavam lá, que consiste na apresentação de figuras femininas importantes na luta pela independência do país, enaltecendo o protagonismo das mulheres. Entre as homenageadas, Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, Bárbara de Alencar, Ana Maria José Lins, Maria Felipa de Oliveira, Maria Clemência da Silveira Sampaio, Maria Quitéria de Jesus e Imperatriz Leopoldina

Serviço

  • Evento: Visita guiada ao caminhão-museu – Itinerários da Independência, com o senador Randolfe Rodrigues e a professora Heloisa Starling (UFMG)
  • Data e hora: 23 de junho - 11h
  • Local: Entrada da 36ª Feira do Livro de Brasília (FeLiB) - Praça do Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2).

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação