Respostas para o amanhã

Ações criativas premiam professores e estudantes de escolas públicas

Competição avalia competências e habilidades inovadoras de mestres e alunos em ciência, tecnologia, engenharia e matemática

Jáder Rezende
postado em 16/06/2022 16:41 / atualizado em 16/06/2022 16:54
 (crédito: Solve fot Tomorrow/Divulgação)
(crédito: Solve fot Tomorrow/Divulgação)

Termina no próximo dia 30 o prazo para inscrições no prêmio Respostas para o Amanhã (Solve for Tomorrow), voltado a estudantes e professores de escolas públicas do país, como estímulo ao desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas reais. Iniciativa da empresa de tecnologia da informação sul-coreana Samsumg, a competição avalia competências e habilidades dos estudantes nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática com abordagem STEM - a sigla em inglês para science, technology, engineering and mathematics, cujo método consiste em engajar os alunos em atividades práticas que mesclem conhecimentos diversos e proporcione uma aprendizagem criativa. Os vencedores das várias categorias, incluindo turmas de trabalho inteiras, recebem como prêmio equipamentos eletrônicos de última geração, como tablets , notebooks e kits robótica educacional. Podem participar estudantes do ensino médio, regular, integrado, educação profissional e educação de jovens e adultos (EJA).

De acordo com os organizadores, a iniciativa já mobilizou mais de 165 mil estudantes, 23 mil professores e 5.400 escolas públicas de todo o país, desde sua primeira edição em 2014. Mesmo durante o período de confinamento da pandemia, o prêmio continuou buscando novos talentos. Ano passado, em sua 8ª edição, o conjunto de projetos selecionados propôs respostas para problemas locais e globais, com destaque para o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento da covid-19. Realizadas de forma remota, as ações abordaram temas como prototipagem, engajamento dos alunos a distância, inovação e cultura maker, conceito de que todos podem criar, construir ou consertar objetos com as próprias mãos.

Durante o processo em 2021, professores e estudantes foram orientados a registrar o desenvolvimento de seus projetos em um “diário de bordo”. Assim como ocorrerá nesta edição, um conjunto de materiais de apoio com novos conteúdos foram disponibilizados no site, como infográfico de prototipagem e o guia prático de inovações no ensino de ciências.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação