O Colégio Darcília Coimbra, em João Pinheiro, na região noroeste de Minas Gerais, recebeu uma carta mais do que especial, assinada por ninguém menos que a rainha da Inglaterra, Elizabeth II. A correspondência foi uma resposta da monarca a uma correspondência enviada pelos alunos do primeiro ano do ensino médio em março deste ano, parabenizando a monarca por seus 70 anos de reinado e desejando a ela plena recuperação da covid-19, contraída naquele período.
A carta à rainha foi enviada em março deste ano, com produção e tradução coordenadas pelo professor Márlon Marques Melgaço, que não esconde sua admiração pela história de vida de Elizabeth II. A resposta chegou no fim de maio, e as crianças esbanjaram euforia.
O assunto se tornou um dos mais comentado pelas ruas e praças de João Pinheiro. O conteúdo da correspondência real agradece as felicitações e o desejo de restabelecimento da monarca, feito por 30 estudantes.
A carta, em papel-cartão, acompanhada de uma foto de Elizabeth II e lacrada com o selo real, chegou ao endereço da escola no dia 23 de maio e foi assinada por Mary Morrison, dama de companhia de sua graciosa majestade.
O professor de filosofia Marlon Melgaço, 29 anos, que leciona no colégio há um ano, contou que a ideia de encaminhar a carta foi proposta durante os estudos de conceitos básicos de sistemas de governo.
"Estudávamos a monarquia britânica, o parlamento e o sistema presidencialista. Vários alunos assistiram a uma série de tv sobre os bastidores do reinado de Elizabeth II e estavam muito empolgados. Então, passou a ser multidisciplinar, envolvendo os conteúdos didáticos de português e língua inglesa", conta. "Propus a eles, então, que escrevessem uma carta para a rainha. Eles não acreditaram no início, mas aceitaram, mesmo imaginando que não haveria retorno."
O mais interessante, segundo ele, é que a resposta foi endereçada aos alunos: "Tiveram esse cuidado, e pensar que usaram dinheiro público para responder a um grupo fora da comunidade Commonwealth (associação da qual fazem parte o Reino Unido e a maioria de suas ex-colônias que mantêm laços de cooperação)."
De acordo com Melgaço, houve grande repercussão na cidade, "afinal, rainhas não são muitas mais pelo mundo e uma resposta da realeza causou uma espécie de furor entre toda a comunidade escolar e familiares."
A carta:
"A rainha deseja que eu escreva e agradeça a carta que vocês enviaram para Sua Majestade por ocasião de seu Jubileu de Platina.
A rainha ficou feliz em ouvir vocês e, embora não possa respondê-los pessoalmente, Sua Majestade apreciou muito as coisas boas que vocês disseram.
Devo agradecer novamente pela mensagem de bons votos para a rainha neste ano de seu Jubileu de Platina" - Mary Morrison - Dama de companhia.
*Estagiário sob a supervisão de Jáder Rezende
*Com Estado de Minas