Mais de 485 mil alunos do Distrito Federal podem ficar sem aula nesta quarta-feira (27), quando professores e orientadores educacionais da rede pública de ensino do DF realizarão a terceira assembleia geral do ano, com paralisação, às 9h, no estacionamento da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
De acordo com o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), a assembleia desta quarta traz, novamente, pauta que dialoga com a valorização da educação tanto nas questões financeiras como nas pedagógicas.
O encontro será realizado após uma série de visitas dos dirigentes do Sinpro-DF às escolas. O objetivo é ouvir a categoria e debater a pauta de reivindicações para unificar e fortalecer a luta.
Entre os pontos que serão discutidos estão a recomposição salarial – diante do congelamento salarial de sete anos –, a superlotação das salas de aula e a realização de concurso para professores, orientadores educacionais e monitores.
Além disso, também serão debatidos projetos privatistas como homeschooling e voucherização do ensino, a revogação do novo ensino médio, o desmonte da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e da educação inclusiva e o fim da militarização das escolas.
O Sinpro-DF disponibilizará transporte, que sairão de Planaltina, Sobradinho, Paranoá, São Sebastião, Núcleo Bandeirante, Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Formosa e Guará.