Respeito à diversidade, consciência social, participação ativa, autonomia e liderança ética e responsável. E se a escola atuasse no desenvolvimento contínuo de projetos voltados ao fortalecimento desses valores e competências tão essenciais para o despertar dos jovens sobre o seu papel nos processos eleitorais existentes no ambiente escolar e na sociedade brasileira?
É com reflexão e projetos sobre tópicos como esses que o colégio Marista João Paulo II (Asa Norte), incentiva, desde a educação infantil, a liderança ética e responsável em todos os seus espaços de formação, impactando estudantes, famílias e educadores com as ações. Para o diretor-geral do colégio, Luiz Gustavo Mendes, foi-se o tempo em que liderança era um conceito restrito ao mundo empresarial.
“Hoje, essa competência tornou-se essencial também no ambiente escolar, e a instituição acredita que ela é fundamental para o exercício pleno da cidadania”, aponta. “Com uma atuação marcada por projetos pedagógicos que estimulam o protagonismo e contribuem para o desenvolvimento dessa competência, o colégio entende que, mais que uma vocação pessoal, a liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida”, acrescenta Mendes.
Liderança orientada
No âmbito do projeto do Conselho de Líderes Maristas (Clima), alunos da educação infantil ao ensino médio participam ativamente do processo de eleição dos representantes de turma. A preparação para a escolha é antecedida de reflexão e debates entre os alunos promovidos pelos educadores do Serviço de Orientação Educacional (SOE). Para a orientadora educacional da educação infantil, Elisangela Silveira, esse estímulo deve ser introduzido cedo, desde a infância.
No fim de março, os líderes e vice-líderes do ensino médio tomaram posse no Conselho e vão representar os colegas junto à comunidade escolar ao longo do ano. Os estudantes eleitos e empossados atuarão como mediadores dos colegas de turma em encontros, formações, reuniões mensais e em diversos momentos de diálogos com a gestão no ambiente escolar.
Com o objetivo de potencializar a capacidade de inspirar, influenciar e gerir pessoas por meio de uma prática de liderança orientada pelo carisma e valores maristas, o colégio também atua na formação continuada dos gestores em nível de direção e coordenação. Em 2022, os educadores que compõem o Conselho Técnico Administrativo Pedagógico (CTAP) iniciaram o curso de especialização gestão estratégica de resultados, conduzido por psicólogas e coaches.
“São 15 profissionais que participam de momentos de formação em grupo e encontros individuais com as profissionais da empresa FocoPsicologia, parceira do colégio. No curso, são trabalhados aspectos como autoconhecimento, engajamento e desenvolvimento de equipes, gestão de performance, clima e cultura organizacional, entre outros”, destaca o diretor-geral do colégio.