Eu, Estudante

OBMEP

Inscrições para a 17ª OBMEP acabam nesta quinta-feira (17)

Escolas de todo o país podem participar da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, mas precisam preencher um cadastro no site da competição

O prazo para escolas públicas e particulares de todo o país participarem da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) acaba às 23h59 desta quinta-feira (17). Para participa, as escolas  precisam preencher um formulário disponível no site da OBMEP. As inscrições são feitas exclusivamente pelos representantes das escolas, pelo site.


Essa é a maior competição científica do país que reúne, anualmente, cerca de 18 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (6º e 7º anos),nNível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (ensino médio).
A OBMEP premia alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação pelos melhores desempenhos na edição. Alunos medalhistas de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.


Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a olimpíada é dividida em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões.


A 1ª fase da OBMEP será realizada em 7 de junho e os classificados para a próxima etapa serão divulgados em 2 de agosto. Em 8 de outubro, serão aplicadas as provas da 2ª fase da competição, e o resultado final da premiação será anunciado em 20 de dezembro.


A 16ª OBMEP contou com 17,7 milhões de participantes e atingiu um número recorde de municípios, alcançando 99,84% das cidades brasileiras. A competição contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentos na disciplina e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a iniciativa visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.