cultura

Escola do Distrito Federal valoriza processos expressivos das crianças

A partir da exposição de arte, alunos utilizaram a criatividade para criar cidades sustentáveis com garrafas pet, folhas secas naturais e jornais

Karine Hillary*
postado em 02/12/2021 19:42 / atualizado em 02/12/2021 20:49
 (crédito: Divulgação/ Marista João Paulo II)
(crédito: Divulgação/ Marista João Paulo II)

Alunos da educação infantil do Colégio Marista João Paulo II expressaram novas formas de viver por meio da Exposição de Arte da Educação Infantil. O evento está sendo promovido desde 29 de novembro e vai até 8 de dezembro. As crianças criaram cidades com recursos sustentáveis, renováveis e adaptáveis. Além disso, também foi imaginado um lugar onde todos, desde criança, aprendessem a preservar a natureza e a diminuir a poluição do ar no trânsito.

Segundo Viviane Cristine, coordenadora pedagógica da educação infantil, a exposição traz recortes das expressões das crianças acerca de contextos investigativos abordados nos projetos pedagógicos. A coordenadora conta que a instituição acredita que é primordial integrar a arte no ambiente escolar. “Pensar nos processos expressivos das crianças, em diferentes linguagens, impulsiona em nós o desejo de tornar o ambiente infantil propício a descobertas múltiplas, rico de distintas oportunidades”, afirma.

Componente obrigatório na grade curricular da educação brasileira, a arte é fundamental para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Para Viviane é fundamental que as instituições valorizem a criatividade transmitida pelas crianças na prática artística. “Por meio da arte, as crianças nos mostram formas mágicas de viver, visto que ela é definida pela experiência de conhecer, se apropriar e expressar, dando forma à invenção”, reforça.

(foto: Divulgação/ Marista João Paulo II)

(foto: Divulgação/ Marista João Paulo II)

(foto: Divulgação/ Marista João Paulo II)

(foto: Divulgação/ Marista João Paulo II)

(foto: Divulgação/ Marista João Paulo II)

 

Para quem tem interesse em visitar a exposição, os trabalhos se encontram nas três recepções do colégio. Apresentam temas como “O corpo e as diferentes formas de se expressar”, “Artistas e arteiros: uma concepção artística da infância e da natureza” e “Brinquedos e brincadeiras: o quintal dos nossos sonhos”, entre outros.

*Sob a supervisão da subeditora Ana Luisa Araujo

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