educação básica

Prorrogado prazo para inscrição de novatos na rede pública de ensino

Houve problemas nos últimos dias no canal de inscrições 156. Por esse motivo, a pré-matrícula de novos alunos poderá ser feita até 31 de outubro

Ana Luisa Araujo
postado em 21/10/2021 22:34 / atualizado em 21/10/2021 23:44
 (crédito: Acácio Pinheiro/Agência Brasília/Divulgação)
(crédito: Acácio Pinheiro/Agência Brasília/Divulgação)

Alunos novatos da rede pública de ensino terão até 31 de outubro para se inscrever. O prazo acabaria neste domingo (24), no entanto, muitas pessoas apresentaram problemas ao tentar ligar para o 156. Por esse motivo, Hélvia Paranaguá, secretária de Educação, determinou a prorrogação do prazo. O novo prazo vale tanto para a telematrícula, pelo número 156 opção 2, quanto pelo site da secretaria, que continuará aberto às inscrições.

“Nesta semana, nós solicitamos o aumento no número de atendentes do 156 dedicados à telematrícula. Mas só isso não basta. Além de regularizar o serviço, ou seja, quando o cidadão discar, ele deve ser atendido prontamente, é preciso compensar o período em que houve problemas, em que os pais e mães ligaram e não conseguiram falar”, explica a secretária.

Antes, havia apenas 10 atendentes, agora esse número triplicou. Basta ligar para o 156, apertar a opção 2 das 7 às 21h, nos dias úteis. Aos fins de semana e feriados das 8h às 18h. 

Em 2020, a secretaria recebeu 31.974 cadastros. No entanto, até agora o número de novos alunos inscritos foi de 19.122. 

Como funciona?

Inscrever o seu filho serve como uma pré-matrícula. Podem se inscrever crianças e adolescentes para a educação infanti, ensino fundamental e ensino médio. No ensino infantil, crianças que completam 4 anos até 31 de março de 2022 preenchem o requisito.

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) pede, no ato da inscrição, o CPF do estudante e o CEP da residência em que mora ou do local de trabalho dos responsáveis por ele. Dessa forma, o órgão pode matricular a criança ou adolescente na escola mais próxima de casa ou do trabalho dos pais. 

O resultado está previsto para 21 de dezembro deste ano, no site da SEEDF. Nesta data, os interessados vão saber para qual escola serão direcionados. As matrículas deverão ser efetivadas de 4 a 11 de janeiro de 2022. As orientações sobre o procedimento serão divulgadas oportunamente.

 

Mais informações da SEEDF

Ensino especial

O cadastro e a triagem de novos estudantes especiais, como também o remanejamento dos que já são matriculados em escolas da rede pública de ensino do DF, serão realizados até 29 de outubro.

No caso de inscrição e triagem, os interessados devem se dirigir à regional de ensino mais próxima da casa ou do trabalho dos pais ou responsáveis. Para remanejamento (transferência de uma escola pública para outra), é necessário ir à secretaria da unidade escolar onde o estudante está matriculado.

A renovação da matrícula para o próximo ano letivo é automática para aqueles que já estão na rede pública de ensino. As secretarias escolares é que fazem a confirmação de matrícula desses alunos.

Para quem deseja mudar de uma instituição pública de ensino para outra, o remanejamento escolar ocorrerá de 8 a 11 de novembro, diretamente na escola onde o estudante está matriculado.

Da creche para a pré-escola

Para as crianças matriculadas em creches públicas e parceiras, o encaminhamento para a pré-escola na rede pública é automático. Porém, se os pais ou responsáveis pelas crianças quiserem atendimento em uma unidade escolar diferente da indicada para o ano letivo de 2022, devem fazer nova inscrição. O cadastro deve ser feito também até 24 de outubro, exclusivamente por meio da Central de Atendimento ao Cidadão – 156, opção 2.

Caso optem por dar continuidade ao atendimento na rede pública de ensino na escola indicada, não é necessário efetivar nova inscrição por parte dos pais ou responsáveis.

No caso das crianças matriculadas via Cartão Creche, todas precisam ter nova inscrição, pois o encaminhamento para a pré-escola não é automático.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação