Ensino

Secretaria de Educação divulga protocolos para retorno presencial da rede pública

Documento diz que o ano letivo de 2021 irá ocorrer com ensino híbrido, e elenca tópicos com medidas de higiene pessoal. Retomada deve ser em 2 de agosto, conforme decisão do GDF

Pedro Marra
postado em 13/07/2021 20:41
 (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
(crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) divulgou a versão preliminar de orientações para a retomada das aulas presenciais de forma híbrida nas escolas públicas do DF. O documento foi construído a partir do diálogo com os gestores e comunidades escolares. De acordo com a pasta, metade das turmas terá aulas presenciais em uma semana e a outra metade terá atividades remotas, em sistema de revezamento.

O documento, divulgado na última sexta-feira (9/7), esclarece que a proposta organiza-se "por meio da alternância de grupos de estudantes: em uma semana, metade dos estudantes de cada turma irá à escola presencialmente, enquanto os demais farão atividades remotas - por meio do uso de tecnologia ou material impresso e/ou concreto; e , na semana seguinte, o mesmo processo ocorrerá invertendo-se os grupos", diz um trecho.

Com a vacinação dos professores, a pasta dividiu o guia em três temáticas. A primeira se refere aos protocolos e medidas de biossegurança, que incluem cuidados individuais, como o uso de máscara de proteção, tópicos como higienização e adequação dos espaços físicos, manipulação e distribuição da alimentação escolar, assim como procedimentos a serem adotados em casos de suspeita de covid-19.

Na segunda parte detalhes sobre a ambientação e o acolhimento à comunidade escolar. Por fim, o guia aborda a organização do trabalho pedagógico para o ensino híbrido. O modelo será adotado no retorno das aulas na rede pública de ensino, em 2 de agosto. Segundo a SEEDF, Brasília tem 686 instituições públicas, 460 mil alunos e cerca de 40 mil professores.

 

Medidas de higiene pessoal

  • Usar obrigatória e permanentemente máscara;
  • Preservar o uso de máscaras limpas e secas, de forma a cobrir a boca e o nariz, para todos os
    servidores(as), estudantes,colaboradores(as), e visitantes, exceto para as crianças da creche (0 a
    3 anos de idade), para as crianças do Programa de Educação Precoce e para os estudantes com
    deficiências e Transtorno do Espectro Autista;
  • Manter distanciamento social em conformidade com as orientações das autoridades sanitárias;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca;
  • Higienizar sistematicamente as mãos por meio da lavagem com água e sabão ou do uso de álcool
    70%;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, tais como: máscaras, talheres, pratos, copos ou
    garrafas;
  • Não compartilhar objetos pedagógicos individuais, tais como: caneta, lápis, borracha, régua,
    caderno, brinquedos e jogos, dentre outros.

Com base nas orientações da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Secretaria de Saúde do DF orienta que as escolas públicas intercalem as mesas, cadeiras escolares, cadeiras com prancheta lateral, chamadas universitárias, e mesas de uso coletivo, como no caso da Educação Infantil, a chamada pré-escola.

Adequação e higienização de espaços físicos

  • Adequar os espaços físicos e sinalizar salas de aula, sala de professores(as), bibliotecas e demais
    ambientes compartilhados de modo a manter o distanciamento mínimo recomendado entre as
    carteiras ou cadeiras e mesas, dentre outros, resguardando espaço para circulação nos ambientes
    internos e externos;
  • Delimitar, por meio de sinalização afixada na entrada e no interior, a capacidade máxima de
    pessoas nas salas de aula, bibliotecas e demais ambientes compartilhados, de modo a preservar
    o distanciamento mínimo obrigatório;
  • Adotar rotina de limpeza e desinfecção da unidade escolar, antes e durante o expediente e entre
    os turnos;
  • Utilizar apenas os bebedouros industriais com torneiras para abastecimento de garrafas
    individuais;
  • Manter a ventilação natural do ambiente, evitando ar condicionado e ventiladores
  • Evitar decorações e objetos não necessários nos espaços escolares;
  • Não utilizar catracas, pontos eletrônicos ou similares;
  • Disponibilizar locais para a lavagem das mãos com sabão e toalhas de papel e/ou dispensadores
    de álcool gel/álcool 70% nos ambientes, principalmente, onde há maior circulação de pessoas.

A Secretaria de Educação acrescenta que quando houver alimentação escolar, a segurança dos alunos será resguardada conforme distribuição da alimentação escolar. Desta forma, servidores e manipuladores de alimentos não poderão apresentar febre ou qualquer outro sintoma da covid-19.

Conheça algumas medidas

  • Estar devidamente equipado com máscara, luvas e avental;
  • Lavar as mãos e os antebraços com água e sabão, no mínimo, a cada 30 minutos de trabalho, além
    de higienizá-las com álcool em gel/álcool 70%, secá-las usando sempre papel não reciclado ou
    outros métodos higiênicos, não sendo permitido o uso de toalhas de tecido;
  • Evitar falar, rir, tossir, tocar nos olhos, nariz e boca, enquanto manipulam os alimentos;
  • Após as refeições, todos os utensílios devem ser lavados com água e sabão, e sanitizados em
    solução de hipoclorito por 15 minutos (consultar diluição no rótulo do produto utilizado) e,
    posteriormente, devem secar naturalmente;
  • Organizar o horário de lanche de modo alternado, a fim de que não haja aglomeração nos espaços
    coletivos, se for o caso;

Com informações da Secretaria de Educação

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