Eu, Estudante

CIEF

Cief amplia capacidade e será utilizado em jogos escolares

Portaria transforma local de escola em polo de prática esportiva para a rede pública de ensino

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) editou a portaria nº 92, publicada no Diário Oficial de 3 de março, que deixa de considerar o Centro Integrado de Educação Física (Cief) como escola. Com a nova determinação, a instituição se transforma em polo diretamente ligado à Diretoria de Educação Física e Desporto Escolar.


Com a mudança, a expectativa da Secretaria é de que a capacidade de atendimento do Cief quase dobre. Além disso, o centro deve passar a ser a sede dos Jogos Escolares do DF, que anualmente movimentam aproximadamente 13 mil estudantes. O Distrito Federal (DF) está garantido nos Jogos Escolares Brasileiros deste ano, no Rio de Janeiro.


Antes da pandemia, 3 mil estudantes praticavam educação física no local. Quando as aulas presenciais voltarem, esse número subirá para 5 mil estudantes, que não só terão as aulas de educação física da grade curricular, mas também praticarão esportes do nível básico ao avançado, em diversas modalidades.


Antes da portaria o centro de integração servia apenas para a prática de educação. A SEEDF considerava que o centro estava sendo subutilizado. Agora, as atividades incluirão também o esporte escolar. O espaço também poderá ser utilizado por entidades esportivas para treinamento de seleções, realização de competições e outras ações.


A Secretaria de Educação do DF manterá os alunos do Centro Ensino Médio Elefante Branco, do Centro de Ensino Fundamental 1 Planalto e dos Centros de Ensino Fundamental 2 e 3 de Brasília como usuários do Cief para suas aulas de educação física e práticas esportivas.