A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) assinou a adesão aos Jogos Escolares Brasileiros 2021 (JEB’s-2021). As competições devem ocorrer de 29 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro, mas a confirmação do evento depende da situação da pandemia de covid-19 durante os próximos meses.
O termo de adesão foi assinado entre a SEEDF e a Federação Regional do Desporto Escolar do Distrito Federal e Entorno em 1º de março.
Participarão dos jogos os estudantes-atletas de 12 a 14 anos, nascidos exclusivamente nos anos de 2007 a 2009. No caso das modalidades de ginásticas artística e rítmica, na categoria feminina, há exceção, pois serão realizadas apenas para as nascidas nos anos de 2009 e 2010.
Como de praxe, os primeiros colocados de cada modalidade se classificam para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em dezembro, em Brasília, e poderão pleitear o Bolsa-Atleta para o ano de 2022.
A competição envolve 18 modalidades com as categorias masculino e feminona. São elas: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.
A única modalidade que contará apenas com a categoria feminina é a ginástica rítmica. Dos 18 esportes, 11 são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares: atletismo, atletismo adaptado, basquetebol, futsal, handebol, judô, voleibol, vôlei de praia, natação, tênis de mesa e xadrez.
Há ainda modalidades em fase de apresentação. São curling, dança, esgrima, polo aquático, escalada e skate – esses dois últimos passam a ser esportes olímpicos nos Jogos de Tóquio, programados para este ano.
O diretor de Educação Física de Desporto Escolar da Secretaria, Marcelo Ottoline, afirmou que os treinos dos estudantes-atletas da rede pública de ensino do DF serão iniciados assim que as aulas presenciais puderem ser retomadas.
Competição foi cancelada no ano passado
Por conta da pandemia de coronavírus, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), organizador dos jogos, cancelou o evento no ano passado.
Na época em que foi cancelado, o COB alegou risco de contágio entre os atletas, diferença entre as situações de cada Estado em relação à pandemia e o impacto na isonomia da competição, possibilidade de os pais não autorizarem as viagens dos alunos/atletas e o eventual conflito com o calendário nacional das modalidades em função da possibilidade de concentração de muito eventos no último trimestre do ano.
Celeiro de atletas olímpicos e futuros medalhistas, o JEB’s possibilitaram aos atletas escolares a oportunidade de vivenciar um intercâmbio esportivo nacional, onde colocaram em prática os valores do esporte e o espírito esportivo.
A competição tem a intenção de reunir estudantes-atletas dos 26 Estados e do Distrito Federal. Para participar do evento, é necessário passar por seletivas regionais até chegar à etapa nacional, em que os atletas escolares representam o colégio de origem. Nos Jogos Escolares Brasileiros, os jovens devem estar matriculados em uma instituição de ensino até 30 de abril de 2021 e cursando regularmente as aulas até a data de realização do evento.