Vaquinha

Estudante da rede pública abre vaquinha para fazer curso em Cambridge

A aluna Larissa de Brito Moreira do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, está com campanha de arrecadação on-line para estudar história em curso de verão da Universidade de Cambridge

Vitórian Tito*
postado em 26/02/2021 14:14
 (crédito: Victoria Heath/Unsplash)
(crédito: Victoria Heath/Unsplash)

Larissa de Brito Moreira, 16 anos, aluna do segundo ano do ensino médio do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, ganhou bolsa de estudos de 30% para participar do curso de verão de história da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Para conquistar o sonho, ela precisa enviar o valor necessário até 30 de abril.


A estudante está arrecadando os fundos equivalentes a R$ 30 mil no site Vakinha, plataforma brasileira para financiamento de projetos. Até o momento, ela só alcançou 48% do custo almejado para fazer o intercâmbio.


Sonho de estudar fora pode se tornar realidade


Larissa é apaixonada por história e tem o sonho de estudar fora do país. No colégio, participava de encontros com alunos para trocar informações sobre intercâmbio. A iniciativa era dos próprios estudantes e a incentivou a buscar oportunidades no exterior.


As expectativas para o curso de verão estão altas. “Certamente abriria muitas oportunidades, abriria muitas portas e, principalmente, expandiria muito meu conhecimento e minha paixão por essa área”, conta.

 

A estudante Larissa de Brito Moreira é apaixonada por novos conhecimentos, tem boas notas, é engajada em projetos e recebeu menção honrosa na olimpíada de química do colégio, em 2019.
A estudante Larissa de Brito Moreira é apaixonada por novos conhecimentos, tem boas notas, é engajada em projetos e recebeu menção honrosa na olimpíada de química do colégio, em 2019. (foto: Arquivo Pessoal)

Com a vontade de estudar relações internacionais na graduação, ela acredita que seu futuro está em ambiente internacional. O curso em Cambridge é o primeiro passo para tornar o sonho realidade.


“Eu quero ver mais pessoas estudando (fora), principalmente estudantes de escolas públicas que já não tem muita representatividade. Estar imerso em um ambiente internacional seria significativo pra vida de muitas pessoas”, diz.


Engajamento em projetos e atividades


No sétimo ano do ensino fundamental, Larissa começou a estudar inglês sozinha para complementar as aulas da escola e alcançar a fluência. Ela treinava ao assistir séries, ouvir músicas e conversar com amigos e professores. Hoje, está feliz com o nível que alcançou e quer testar a habilidade no exterior.


Em 2019, foi co-autora do Bioáudio, projeto de produção de materiais adaptados para pessoas com deficiência visual. O trabalho foi desenvolvido na escola com outros alunos e acompanhamento de professor para auxiliar estudantes na aprendizagem de biologia.


Como resultado, o Bioáudio ficou entre os 10 finalistas do Prêmio Prudential Espírito Comunitário, que seleciona os melhores projetos voluntários do Brasil.

 

Bolsa de estudos


A estudante participou do concurso Immerse Education Essay Competition, uma competição internacional de redação promovida pela universidade. Para o tema, precisou escrever sobre o que o passado ensina a respeito da pandemia do coronavírus.


Em inglês, ela dissertou sobre a importância do estudo do passado para a aplicação correta das técnicas de isolamento, utilização de máscaras e a valorização da saúde em meio pandêmico. Para isso, usou relatos de epidemias passadas.


“Eu falei da importância de usar a história para evitar uma catástrofe no ambiente pandêmico atual. Também falei sobre os problemas psicológicos, que não são uma problemática atual”, explica.


Oportunidade única


A estudante é filha de pai mecânico e mãe professora. A viagem representaria, para ela, a primeira vez em que sairia do estado do Rio de Janeiro. “Mesmo juntando minhas economias, eu não teria dinheiro nem para pagar a passagem de avião”.


“É muito difícil a gente imaginar algo tão grande aqui. Minha mãe sempre fala que foi uma grande surpresa e um grande baque, mas ela ficou muito feliz”, conta.


Para ajudar Larissa a completar a vaquinha, clique aqui.


Vaquinha para Cambridge


As alunas Riani de Souza Alvaro, 16, e Kelly Cristina Nogueira, alunos do Colégio Pedro II, estão arrecadando fundos para o curso de verão Mulheres Líderes do Futuro, também na Universidade de Cambrigde. Para saber mais, veja a matéria.

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