Mobilizações

Estudantes promovem ato no Senado Federal contra a PEC Emergencial

A manifestação faz parte da mobilização convocada nesta quinta-feira (25) em 16 cidades brasileiras contra os cortes na educação

EuEstudante
postado em 25/02/2021 16:09 / atualizado em 25/02/2021 22:05
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

Manifestantes se reúnem nesta quinta-feira em frente ao Senado Federal. A mobilização faz parte dos atos convocados pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Associação Nacional de Pós graduandos (ANPG) para hoje em 16 cidades de todas as regiões.

Os atos são contrários à PEC Emergencial, que teve votação adiada para terça-feira (2/3) pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que pretende retirar o piso mínimo para educação e saúde a fim de viabilizar o retorno do auxílio emergencial.

Hoje, os senadores devem ler a proposta de emenda constitucional e iniciar os debates. Polêmica, boa parte dos parlamentares criticou o ponto da PEC que acaba com os mínimos constitucionais para os gastos com saúde e educação.

As manifestações foram convocadas após cortes previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), entre eles o de 17,5% das verbas discricionárias, destinadas ao funcionamento das universidades. Também defendem um plano de vacinação mais ágil e o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

A primeira manifestação ocorreu nesta quinta-feira (25) em Recife (PE), às 7h , na Estação Metrô. Na cidade de São Paulo, houve panfletagem e mobilização no metrô Anhangabau e intervenção do movimento Juventude Fogo no Pavio, juventude do Movimento dos Trabalhadores sem-teto (MTST), na Avenida Paulista. Estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) também se mobilizaram e colocaram cartazes na Avenida Almirante Barroso.

Ainda há mobilizações marcadas em Macapá (AP), Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Brasília (DF). Os horários podem ser conferidos nas redes sociais da UNE. Na quarta-feira (24), ocorreu o tuitaço com a hashtag #SalvePnaes.

De acordo com a assessoria da UNE e da Ubes: “ainda que sem tantas pessoas, como em outras manifestações, a ideia é levar à sociedade as questões do orçamento da educação”.

As mobilizações são inspiradas nos atos de 2019 contra os cortes nas universidades federais anunciados pelo então ministro Abraham Weintraub.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação