O Instituto Federal de Brasília (IFB) oferece 2.287 vagas para ensino técnico em 10 câmpus. As inscrições se encerram na próxima quinta-feira (28/1). A seleção será realizada por sorteio eletrônico. Interessados devem se inscrever no site da instituição. Candidatos podem tirar dúvidas pelo e-mail: processoseletivo@ifb.edu.br ou pelo telefone: (61) 2103-2132.
As oportunidades são para o ensino médio integrado ao técnico, cursos técnicos para quem já tem o ensino médio, cursos exclusivos para jovens e adultos, curso técnico a distância e curso em regime de alternância. O início das aulas está previsto para 10 de maio.
As unidades onde os cursos estão sendo oferecidos são: Asa Norte, Ceilândia, Gama, Estrutural, Planaltina, Taguatinga, Samambaia, São Sebastião, Recanto das Emas e Riacho Fundo. As atividades presenciais serão retomadas somente quando for seguro.
Saiba mais sobre as vagas
O processo seletivo do IFB destina 60% das vagas para quem estudou todo o ensino fundamental ou médio em escolas públicas, e 5% das vagas são para pessoas com deficiência. Para ampla concorrência, são 35% das vagas. Candidatos com renda inferior a R$ 1.650 per capita, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e agricultor familiar têm prioridade.
Ensino médio integrado
Há vagas para cursar o ensino médio integrado com formação em administração, agropecuária, cozinha, controle ambiental, desenvolvimento de sistemas educacionais, design de móveis, informática, eventos, eletrônica, eletromecânica, hospedagem, segurança do trabalho, manutenção automotiva, meio ambiente, alimentos, produção de áudio e vídeo, química.
Cursos técnicos pós-médio
Quem já tem o ensino médio completo tem a opção de fazer apenas a formação técnica nas áreas de agropecuária, cozinha, eventos, comércio, controle ambiental, desenvolvimento de sistemas, edificações, eletrônica, eletromecânica, equipamentos biomédicos, manutenção automotiva, manutenção e suporte em informática, panificação, produção de áudio e vídeo, logística, secretaria escolar, serviços públicos e vestuário.
Ainda para quem já tem o ensino médio, o IFB oferta o curso de segurança do trabalho, totalmente a distância, já o curso de agroindústria é voltado para dois públicos, os que já têm ensino médio completo ou os que ainda estejam cursando.
O processo seletivo também contempla a modalidade Proeja, programa exclusivo para jovens e adultos. São vagas nos cursos de administração, artesanato, edificações, produção de áudio e vídeo e restaurante e bar.