O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 prorrogou o prazo para os participantes solicitarem atendimento especializado e tratamento pelo nome social. As inscrições para a prova já tinham sido adiadas e, agora, o período para solicitar apoio especial também foi prorrogado para até as 23h59 desta segunda-feira (25/1).
A prova será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal em 25 de abril pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada e desejam obter os certificados do ensino fundamental e médio.
A idade mínima para fazer a avaliação do ensino fundamental é de 15 anos. Para o ensino médio, o estudante precisa ter 18 anos ou mais.
Saiba Mais
Recomendações
Inscritos que não justificaram a ausência na edição de 2019 ou tiveram justificativa reprovada deverão ressarcir ao Inep no valor de R$ 40 até quarta-feira (27/1) por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).
A inscrição no Encceja 2020 será confirmada somente mediante pagamento da taxa. A GRU poderá ser paga em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos, e será gerada no momento em que o candidato finalizar a inscrição
Para acessar a Página do Participante e acompanhar a inscrição, o participante deve, obrigatoriamente, se cadastrar no portal do Governo Federal. O procedimento faz parte da unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal.
Com isso, é necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços.
Confira links úteis do Inep para o exame:
- Confira materiais de estudo
- Acesse o Sistema Encceja
- Confira o edital do Encceja 2020
- Saiba mais sobre o Encceja