Eu, Estudante

Premiação

Matéria do Eu, Estudante leva menção honrosa em prêmio de direitos humanos

Reportagem sobre acadêmicos brasileiros que se exilaram após ameaças, de Ana Paula Lisboa, foi listada no 37º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

Duas reportagens do Correio Braziliense aparecem no resultado da 37ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

A matéria “Acadêmicos brasileiros se exilam por ameaças de morte”, da jornalista Ana Paula Lisboa, foi publicada no site Eu, Estudante em março e ganhou menção honrosa na categoria Reportagem.

A publicação “Risco e sobrevivência sobre duas rodas”, de Jéssica Eufrásio e Guilherme Goulart, da Editoria Cidades, levou o segundo lugar da categoria Especial.

O prêmio, criado em 1984, é uma iniciativa do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), com a colaboração da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc-RS) e da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul RS (OAB/RS).

A cada edição anual, o concurso estimula o trabalho dos profissionais de jornalismo que denunciam violações e atuam pela defesa dos direitos humanos nas sociedades da América do Sul.

Professores em risco

A reportagem da subeditora Ana Paula Lisboa foi produzida durante o período em que ela atuou como jornalista visitante e correspondente internacional pelo Correio em Berlim, integrando o Internationale Journalisten-Programme (IJP), que dá bolsa de trabalho para jovens jornalistas na Alemanha.

A matéria foi publicada, em português, no Correio Braziliense e, em alemão, no jornal Der Tagesspiegel. O texto traz relatos de pesquisadoras como Débora Diniz, professora da Universidade de Brasília (UnB), e mostra como a Alemanha se tornou um dos países a acolher professores exilados.

 

Arquivo pessoal - Reportagem que recebeu menção honrosa foi publicada no Brasil, no Eu, Estudante, e também na Alemanha, no jornal Der Tagesspiegel

 

Confira a lista completa de vencedores no 37º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo no link.

Por causa da pandemia, este ano, a cerimônia de premiação foi virtual. Confira no vídeo:

 

Saiba Mais