As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas em 17 e 24 de janeiro, na versão impressa, e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro, na versão digital.
Os estudos são importantes, mas não bastam para conseguir uma boa nota. Confira orientações que Leandro Vieira, coordenador pedagógico do ProEnem, plataforma de preparação para o Enem, preparou para estudantes que farão o exame.
Melhor desempenho na prova em oito passos:
1) Praticar exercício físico
É fundamental praticar atividades prazerosas, incluindo atividade física. A liberação de endorfina acarreta uma boa sensação positiva para o desempenho.
2) Dormir
O sono regrado é fundamental, dormir bem, sentir-se descansado e estabelecer horários fixos de descanso ajudam na manutenção da calma necessária anterior ao momento da prova.
3) Estar com quem gosta de você
Busque apoio dos seus pais, amigos e parentes, eles são fundamentais para você se sentir acolhido e ter confiança para a realização de um bom exame.
4) Apostar na meditação
Essa é uma prática milenar, mas fundamental! A meditação acalma os batimentos cardíacos e tranquiliza, proporcionando sensação de paz e, consequentemente, gerando mais confiança.
5) Comer com equilíbrio
Alimentar-se de maneira adequada promove bem-estar, acelerando o metabolismo, e dá mais energia para o estudo e ajuda a melhorar a preparação para as provas.
6) Fazer terapia
É essencial um acompanhamento psicológico. O ano de vestibular é muito cansativo, surge a necessidade de espaço para demonstrar anseios e sentimentos. Caso não possa pagar, fique atento a projetos e consultas realizadas em universidades de maneira gratuita ou com valor simbólico.
7) Ter uma rotina
Cumprir uma rotina constante gera um sentimento de realização, uma percepção de que estamos conseguindo realizar as demandas diárias, a rotina é fundamental para o vestibulando.
8) Manter o controle mental
O controle mental ocorre ao perceber que existem outras possibilidades em nossa vida além da prova. Faça atividades prazerosas, veja filmes, esteja com amigos, lembre-se de que o prazer deve ocorrer no cotidiano.