A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) informou, nesta quinta-feira (10/12), que 12 escolas de ensino médio da rede pública do DF vão ofertar as disciplinas em sistema de créditos em 2021, como ocorre em universidades. A meta da SEEDF é que, até 2022, o modelo se expanda gradualmente para todas as escolas públicas com a modalidade.
No DF, o ensino médio comporta 82 mil estudantes matriculados em 91 escolas. A novidade faz parte do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio que passou pelo crivo do pelo Conselho de Educação do DF, nesta terça-feira (8). O colegiado aprovou a medida.
Parte da grade curricular será comum a todos os estudantes, o que inclui quatro áreas Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicada.
O grupo é complementado pelas optativas de quatro tipos: Projeto de Vida, Língua Espanhola, Eletivas Orientadas e Trilhas de Aprendizagem. Os estudantes poderão escolher as disciplinas com base no que se interessam, algumas oferecerão diploma de curso técnico. Cada estudante terá que acumular 180 créditos ao longo dos seis semestres.
Confira as escolas-piloto que aplicarão o modelo em 2021
Já fizeram a implementação completa
- Centro Educacional (CED) 03 do Guará
- Centro de Ensino Médio (CEM) 804 do Recanto das Emas
- CEM 03 de Taguatinga
- CED 04 de Sobradinho
- Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI) Gama
Estão em fase de implementação
- CED 123 de Samambaia
- CEM 3 do Gama
- CEM 12 de Ceilândia
- CEM 304 de Samambaia
- CEM 404 de Santa Maria
- CED São Francisco (São Sebastião)
- CEM 01 de Sobradinho