O Instituto Unibanco promove na próxima quarta-feira (4/11), às 16h, o webinário Desafios da implementação do novo ensino médio, em parceria com o Movimento pela Base Nacional Comum. O evento debaterá a importância da mudança, como alguns estados já estão se mobilizando e o que será preciso para garantir a eficiência do processo.
Alice Ribeiro, secretária-executiva do Movimento pela Base, ressalta que a implementação do novo ensino médio está avançando - o currículo de São Paulo, por exemplo, foi homologado, e outras quatro redes estaduais enviaram currículos para aprovação dos respectivos Conselhos de Educação. Ela lembra que também será preciso mobilizar esforços em várias outras frentes e tomar decisões sobre como alocar professores e garantir a oferta de opções interessantes de itinerários formativos aos estudantes.
Para Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto, a implementação será fundamental para manter os estudantes interessados na escola, além de prepará-los melhor para os projetos de vida, sejam na universidade, empreendedorismo ou mercado de trabalho.
O evento contará com a abertura de Henriques e Alice Ribeiro, apresentação de Eduardo Deschamps, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), e comentários de Julia Sant’Anna, secretária de Educação de Minas Gerais, e Mirela de Carvalho, gerente de gestão do conhecimento do Instituto Unibanco.
Com transmissão ao vivo pelo YouTube e tradução simultânea em Libras, o evento será mediado por Rita Jobim, coordenadora de políticas de ensino médio do Instituto Unibanco. Para participar do webinário, basta acessar o canal do Instituto Unibanco.
Educação em tempos de crise
O webinário "Desafios da implementação do novo ensino médio" faz parte do ciclo de webinários que o Instituto promove sobre o tema Gestão da Educação Pública em Tempos de Crise. Os encontros têm apoio da Secretarias de Educação dos estados parceiros no programa Jovem de Futuro (Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Norte). O objetivo é contribuir para a ampliação de repertórios sobre gestão em educação no contexto da COVID-19, além do debate de temas transversais, como o enfrentamento às desigualdades étnico-raciais.