programação cultural

Cine Brasília apresenta documentário sobre protagonismo de mulheres negras

Quando elas se movimentam é uma produção da TV Senado e destaca a resistência feminina. A obra será exibida gratuitamente terça-feira (25/3), às 18h30

Júlia Christine*
postado em 21/03/2025 18:39 / atualizado em 21/03/2025 18:45
Quando Elas se Movimentam, dirigido por Susanna Lira, terá uma exibição especial no Cine Brasília na próxima terça-feira (25/3), às 18h30 -  (crédito: Divulgação/Leo Sá)
Quando Elas se Movimentam, dirigido por Susanna Lira, terá uma exibição especial no Cine Brasília na próxima terça-feira (25/3), às 18h30 - (crédito: Divulgação/Leo Sá)

O documentário Quando Elas se Movimentam, dirigido por Susanna Lira e produzido pela TV Senado, terá uma exibição especial no Cine Brasília na próxima terça-feira (25/3), às 18h30. O evento é gratuito e aberto ao público, marcando o encerramento das celebrações do bicentenário do Senado e integrando a programação do Março Mulheres 2025.

Inspirado na famosa frase da ativista Angela Davis, “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”,  o filme aborda questões estruturais de desigualdade racial e de gênero, dando voz a mulheres que desafiaram opressões e ocuparam espaços de transformação social.

A produção traz à tona as trajetórias de Antônia Faleiros, juíza do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), escritora e palestrante; Angélica Ferrarez, socióloga e ativista; e Luana Xavier, atriz e apresentadora. A narrativa se constroi a partir das lutas e conquistas dessas mulheres, destacando o impacto de suas histórias na sociedade brasileira. 

"Quando elas se movimentam": produção da TV Senado.
"Quando elas se movimentam": produção da TV Senado. (foto: Divulgação)

Antes da exibição, o público poderá acompanhar um debate com a presença de algumas das protagonistas do documentário, como Antônia Faleiros e Luana Xavier, além da cineasta e professora da Universidade de Brasília (UnB) Edileuza Penha. Confira o trailer

*Estagiária sob a supervisão de Ana Sá

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação