CULTURA

Espaço que une arte e educação será inaugurado nesta sexta-feira no DF

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) inaugurar nesta sexta-feira (27/10), às 19h, o Espaço Cultural Professora Neusa França. Sempre envolvida com música, a homenageada foi uma das fundadoras da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e pioneira do ensino do piano no Distrito Federal

Hítalo Silva
postado em 27/10/2023 06:34 / atualizado em 27/10/2023 06:35
Espaço Cultural Neusa França será inaugurado hoje pela Secretaria de Educação do DF, no Shopping ID -  (crédito:  Álvaro Henrique/Ascom-SEEDF)
Espaço Cultural Neusa França será inaugurado hoje pela Secretaria de Educação do DF, no Shopping ID - (crédito: Álvaro Henrique/Ascom-SEEDF)
int(11)

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) inaugurar nesta sexta-feira (27/10), às 19h, o Espaço Cultural Professora Neusa França.

O local, instalado no Shopping ID, no Setor Comercial Norte, conta com três auditórios — de 161, 100 e 80 lugares — e a possibilidade de realização de três eventos ao mesmo tempo. 

"O objetivo é atender a demanda do público e da comunidade, onde as pessoas poderão expor a sua arte e divulgar seus trabalhos. É um espaço democrático", explicou o assessor de gabinete Henrique César Fernandes. "É a primeira vez que a secretaria consolida um espaço destinado a divulgar o que é produzido pelos alunos da rede pública de ensino e também aberto para que toda a comunidade possa perceber a função da inclusão social, o respeito as diferenças e a diversidade que somente uma comunidade educada e educadora tem condição de consolidar", acrescenta a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

Falecida em 2016, aos 95 anos, a carioca Neusa França chegou na nova capital da República em 1959 e, ainda no ônibus, idealizou a melodia do que seria o Hino Oficial de Brasília, que recebeu letra do poeta cabixaba Geir Nuffer Campos e foi adotado em 1961. Autora de diversos hinos, a maioria demonstrava seu encantamento pela cidade. Sempre envolvida com música, foi uma das fundadoras da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e pioneira do ensino do piano no Distrito Federal. A professora, moradora da Asa Sul, também lecionou no Caseb e no Elefante Branco.

Para a inauguração, está programado um concerto do Madrigal de Brasília, coral que, há 59 anos, deu início à Escola de Música de Brasília. "Fazer essa abertura é uma grande honra. A nossa querida Neusa França foi uma representante da música, de suma importância tanto para a escola quanto para Brasília", celebra o maestro e professor de música Deyvison Miranda.

"Neuza é uma figura icônica. Ela foi uma excelente pianista, uma das primeiras que a cidade teve e, teoricamente, a única pianista oficial da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. Ela foi uma das convidadas para dar início à Escola de Música, no departamento de piano, e hoje temos uma geração enorme de pianistas na cidade que passaram diretamente ou indiretamente pelas mãos dela. O legado de Neusa é enorme pra toda a área musical de Brasília, e essa homenagem é mais do que merecida", conclui o músico.

Para quem se interessar em usar o espaço para divulgar sua arte, pode pode entrar em contato pelo e-mail: cerimonial.gab@se.df.gov.br

 

*Estagiário sob a supervisão de Patrick Selvatti

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação