Cultura

Parque do Castelinho do Gama recebe, nesta terça (15), a Palhaça Alegria Cadeirante

Inclusão, respeito e diversão são conceitos que norteam as apresentações da atriz e cadeirante Jarlene Maria para o público infantojuvenil

Correio Braziliense
postado em 14/08/2023 19:28
Jarlene Maria, a Palhac?a Alegria Cadeirante no espetáculo
Jarlene Maria, a Palhac?a Alegria Cadeirante no espetáculo "A festa no céu" - (crédito: Lucas Rezende)
int(7)

 

As apresentações do projeto Acessibilidade no Parque foram iniciadas nesta segunda-feira (14/8) e acabam amanhã (15/8), às 16h. Foram cinco espetáculos da atriz e cadeirante Jarlene Maria, com contação de história e teatro de bonecos para o público infantojuvenil, inspirado no conto pupular A festa no céu. O evento desta terça-feira também ocorrerá no Parque do Castelinho do Gama (Quadra 12 do Setor Oeste). 

Inclusão, respeito e diversão é a proposta do projeto, que terá bonecos, circo, contação de histórias e música. Serão cinco performances de Jarlene. O conto popular intitulado A festa no céu trata da temática do preconceito e acessibilidade. A fábula, de Câmara Cascudo, é uma história inventada pela sabedoria popular para explicar o motivo de determinadas características pertencerem a um animal, como o macaco ter um rabo grande, a tartaruga possuir um casco remendado. 

Na adaptação para a contação da história, dois passarinhos fazem uma lista de convidados. E os passarinhos só chamam animais que possuem caraterísticas análogas aos padrões de beleza difundidos no senso comum: seres altos, magros, esguios, voadores, ligeiros. Mas o sapo decide ir à festa com ajuda do Palhaça Alegria.

"Também iremos expor obras literárias que possuem recursos de acessibilidade, braille, audiobook e libras", disse Jarlene Maria, que incorpora a Palhaça Alegria Cadeirante. "Com essa ação esperamos  despertar, nas crianças e no público em geral, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças", ressalta.

 Ao chegar no local da apresentação, as crianças farão um passeio nos espaços que compõem o Parque Infantil do Setor Oeste. Após a visitação iniciará a sessão de contação de histórias e teatro de bonecos, em seguida serão apresentadas obras literárias que tratam do tema da acessibilidade. 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação