EVENTOS

Inscrições para oficinas do Festival Favela Sounds vão até 1º de agosto

O Festival Favela Sounds tem data marcada para 28 de agosto até 2 de setembro e conta com atividades de formação em temas ligados às narrativas periféricas e oficinas gratuitas

*Eu Estudante
postado em 31/07/2023 18:11 / atualizado em 31/07/2023 18:33
Proxima edição do Favela Sounds vai começar no fim de agosto. -  (crédito: Romulo Juracy)
Proxima edição do Favela Sounds vai começar no fim de agosto. - (crédito: Romulo Juracy)
int(11)

A edição 2023 do Festival Favela Sounds acontece entre 28 de agosto e 2 de setembro. A programação do evento ocupa o Museu Nacional e diversas regiões administrativas com atividades gratuitas pensadas para estimular a inclusão produtiva da juventude da favela e provocar encontros entre diferentes gerações e regiões periféricas do Brasil. Iniciando os trabalhos em 8 de agosto, Favela Sounds apresenta três oficinas on-line para público interessado de todo o país, todas elas conectadas ao tema da edição: As muitas formas de narrar.

De 8 a 12 de agosto, o jornalista e pesquisador musical pernambucano GG Albuquerque ministra a atividade “Estéticas e escutas periféricas”, oficina que aborda a música produzida nas "quebradas" do Brasil sob as perspectivas da crítica de arte, sociologia, filosofia, musicologia e comunicação. A atividade traz novos olhares para o funk, pagodão, bregafunk, tecnomelody e arrocha – expressões comumente excluídas das narrativas tradicionais sobre a cultura brasileira – apresentando-as como forças estético-políticas capazes de produzir inovação artística e cidadania pra quem mora nas periferias.

Nos dias 14 a 18 de agosto, a atividade “Criação de roteiros para o audiovisual na web” é ministrada pelo ator, diretor e roteirista Thiago Almasy. Criador do canal “Na Rédea Curta”, projeto transmidiático de sucesso no Youtube que, em 2022, tornou-se longa metragem homônimo nas mãos dos consagrados diretores Glenda Nicácio e Ary Rosa (dos filmes Café com Canela, Ilha e Até o Fim), Almasy pensa nesta oficina as formas de subverter o estilo clássica de construção de roteiros para as diferentes plataformas.

Finalmente, entre 21 e 25 de agosto, a escritora, ensaísta e livreira paulistana Juliana Borges ministra a oficina “Entre a literatura e a luta: narrativas para os novos futuros”. Na atividade voltada a jovens com interesse na produção literária, a autora do best-seller “Encarceramento em Massa” da Coleção Feminismos Plurais apresentará formas de usar o texto – seja qual for a natureza dele – como ferramenta de transformação de realidades. Ao longo das atividades, as vivências, territórios, paisagens e realidades do cotidiano dos participantes tornam-se instrumentos narrativos eficazes para se pensar combate à intolerância e, principalmente, para ampliar os exercícios coletivos do debate e da escuta.

Em breve a programação da edição 2023 de Favela Sounds estará no ar. O festival é correalizado pela agência Um Nome, o Instituto Alvorada Brasil e o Instituto SOMA Cidadania Criativa, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e do Governo do DF. Conta também com a TV Globo como emissora oficial e apoio do Museu Nacional da República. Marcas que desejam apoiar a iniciativa, que leva 55 mil pessoas a acompanhar a programação gratuita anualmente, devem procurar a agência Um Nome (umnomeproducao@gmail.com).

Oficinas online do Favela Sounds 2023

Data: 8 até 25 de agosto de 2023

Inscrições gratuitas somente até 1º de agosto

Link para inscrições: favelasounds.com.br/links 

Vagas: 100 (sem pré-requisitos para a participação)

Contato para apoiar o festival: umnomeproducao@gmail.com

Redes sociais: @favelasounds

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação