Considerado pelo The New York Times “o volume definitivo e sublime” que narra a trajetória de um dos maiores poetas de todos os tempos, o livro Pessoa: uma biografia (Companhia das Letras), de Richard Zenith, será lançado nesta terça-feira, em Brasília, na Livraria Circulares (Asa Norte CLN 113 Bloco A), às 18h30. A sessão de autógrafos contará com a mediação do jornalista brasiliense Sérgio de Sá, professor na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e doutor em estudos literários.
Ao longo de mais de três décadas, Zenith se notabilizou como um dos mais respeitados especialistas na obra do autor de Fernando Pessoa. Em seu mais recente livro, o norte-americano que já morou no Brasil e radicado em Lisboa empreende uma pesquisa monumental nos mais de 25 mil papéis deixados pelo poeta, combinando prosa saborosa e vasta erudição.
“É um trabalho de pesquisa espetacular, de muito fôlego, um valioso objeto de estudo. Zenith pesquisou a fundo o famoso baú de Fernando Pessoa e conta detalhes de uma vida aparentemente chata, tediosa, mas magnífica. Uma biografia com mais de mil páginas que beira a perfeição, transforma a vida de Pessoa em algo bastante espetacular, por mais discreto que o escritor português tenha tentado ser. E não foge à perguntas difíceis: aborda de questões sexuais a antissemitismo”, diz Sá, frisando, embora apaixonado pela obra de Fernando Pessoa, não é especialista no autor. "Todos que gostam da língua portuguesa não tem como escapar a Fernando Pessoa, mas, nesse evento, vou ser apenas o mediador", avisa.
Finalista do prêmio Pulitzer 2022 e eleito um dos melhores livros do ano por publicações como The New York Times, The Spectator, The New Statesman, Kirkus Reviewse Publishers Weekly, Pessoa: uma biografia é um tour de force da história cultural e das biografias literárias.