Com o apoio da Embaixada da Suécia, o Cine Brasília reservou um presente especial para o público neste 21 de abril, data em que a cidade comemora 63 anos: a exibição do documentário Brasília — A Cidade da Alvorada, do sueco Torgny Anderberg, que traz imagens impressionantes e inéditas da capital do país ainda em construção.
Filmado em 1959, o curta-metragem apresenta um raro registro em cores dos painéis pintados por Alfredo Volpi, que foram apagados em 1962 e nunca mais puderam ser recuperados.
O documentário, que será exibido às 20h35, foi uma das principais fontes do livro O apagamento de Volpi: presença em Brasília, que acaba de ser lançado pela jornalista e historiadora da arte Graça Ramos.
O evento, livre para todas as idades, será uma oportunidade para que as pessoas tenham acesso ao livro e conversem com a autora sobre a pesquisa de fôlego que sustenta essa obra. As reflexões sobre o gesto de intolerância e conservadorismo diante da obra de Volpi trazem lições muito atuais sobre a história da arte no Brasil.