O curso profissionalizante voltado para pessoas de baixa renda de Planaltina durou dois meses e os aprendizes aprenderam técnicas de bordado, de crochê, de costura, de silk screen, de embalagens e de artesanato com retalho. O projeto Voando alto: empreendedorismo consciente não só ensinou habilidades para uma nova fonte de renda, também deu suporte de vendas para os alunos.
O resultado desses aprendizado está na exposição Casa de Vó, aberta nesta sexta (3) e vai até terça-feira (7), sempre das 9h às 15h, gratuitamente, no Museu de Planaltina. O tema da segunda mostra do projeto remete à infância e ao resgate da cultura da família. Os mais de 50 alunos fizeram, por exemplo, itens de mesa posta, embalagens criativas para os próprios produtos, costura, entre outros.
Os aprendizes também fizeram workshops sobre turismo, projeto de vida e comercialização de produtos. "Nós fomentamos o empreendedorismo criativo em cadeia porque ninguém cresce sozinho", explica Renata Melo, presidente do Instituto Entre Nós. A Crisolina Rita Landim, 52 anos, por exemplo, aprendeu a fazer camisa no Instituto Entre Nós e hoje não só fornece as camisetas dos projetos da OSC, ela também deu aula nesta edição do Voando Alto.