Valorizar, reconhecer e fomentar a cena musical independente e autoral do Distrito Federal e entorno. Em 2016, o idealizador, músico e produtor Renato Fanhu se juntou a um time de instrumentistas e produtores locais para mostrar que Brasília não é apenas a conhecida “capital do rock”, mas, sim, a "capital da música autoral", com tantos outros estilos musicais que fazem ferver a cena local e nacional.
A ideia deu origem ao projeto Fantástica Fábrica de Bandas, que durante estes sete anos realizou 42 edições bancadas de forma independente, mas sempre com sucesso. Agora, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF), o evento volta ainda maior em 2023.
A Fantástica Fábrica de Bandas vai ser realizada durante todo o mês de março e dará, mais uma vez, a oportunidade para artistas da música brasiliense e do entorno mostrarem seus talentos na Infinu Comunidade Criativa (506 Sul).
As inscrições para bandas que contenham pelo menos três integrantes — duas com seus respectivos instrumentos — e toquem músicas autorais já está aberta pelo site, onde poderá ser conferido todo o regulamento de participação. As inscrições podem ser feitas até 6 de março. Tudo gratuito.
"A Fábrica é para bandas corajosas, ousadas, que vivem de desafios. É a essência da música independente autoral. Vem do improviso e da loucura que é sustentar esse trabalho”, destaca o idealizador Renato Fanhu.
Abertura com troca
Nesta quinta-feira (2/3), a partir das 20h, quem quiser poderá saber um pouco mais sobre o evento e também dar sua "palinha", participando de show em palco aberto, no dia de abertura da Fábrica.
“É chegar, tocar e trocar em até 15 minutos, como aconteceu nas 42 edições da Fábrica. Lembrando que quem tocar no dia 2 não necessariamente participará das seletivas ou será escolhido. A escolha é via inscrição. Será uma noite de troca e teremos, ainda, a apresentação de bandas surpresas para celebrar a reunião pós-pandemia”, destaca o produtor.
Para bandas novas e seminovas, a única exigência é ter uma performance ao vivo registrada para a análise do time técnico. Um corpo de jurados composto por músicos e produtores do DF vai selecionar nove bandas após avaliação. Destas, cada três selecionadas se apresentarão nas seletivas e concorrerão entre si em shows em 9, 16 e 23 de março, também na Infinu, sempre às 20h.
No dia 1º de abril, a “Noite de Encerramento” vai anunciar as três bandas selecionadas de cada dia que, além de se apresentar em show final no local, irão ganhar o prêmio de R$ 2 mil cada.
Fabricando Bandas
A Fantástica Fábrica de Bandas é uma ferramenta para as bandas independentes, que garimpa artistas autorais locais, como forma de fomentar a cena musical do DF e mostrar que há artistas que fazem música de boa qualidade mas nem sempre têm palco para mostrar seus talentos.
“Existem exemplos concretos da Fábrica, como o primeiro show de artistas que já tocam até nas rádios. Como músico, falando de Brasília, julgo extremamente importante dar espaço para a nossa própria música. Temos o legado de ser a cidade do rock, mas hoje estamos caminhando num sentido mais eclético. A música é importante, seja para os mais carentes aos mais servidos. Todo mundo usa fones de ouvido”, ressalta Fanhu.
Serviço
Projeto Fantástica Fábrica de Bandas
Abertura: 2 de março, quinta-feira
Horário: 20h
Local: Infinu Comunidade Criativa (506 Sul)
Inscrições para evento e regulamento: https://fantasticafabricadebandas.com.br
Gratuito
Livre para todos os públicos
Mais informações no Instagram: @infinubsb @fantasticafabricadebandas @casadavalnoinsta e @escutaqueebom.