Duas publicações que têm como tema central a escritora e professora Lucília Garcez, referência na cena literária de Brasília, serão lançadas na próxima segunda-feira (18), no espaço cultural do Shopping Liberty Mall. Autora de mais de 20 livros, foi responsável pela formação de gerações de professores.
Para lembrar um ano de morte da escritora serão lançados os livros Quando vier a primavera – um tributo a Lucília Garcez (Outubro Edições) e Outono (Geração Editorial). O primeiro é assinado por Clara Arreguy, Gina Vieira Ponte, Margarida Patriota e Vladimir Carvalho e conta um pouco da história e do trabalho de Lucília Garcez. Traz ainda um conto inédito da própria homenageada, escrito durante a pandemia. A produção resultou de parceria entre a Outubro Edições, o Coletivo Editorial Maria Cobogó e a Fundação Cinememória.
Já Outono (Geração Editorial) é uma reedição do romance de Lucília Garcez, agora pela editora paulista de atuação nacional. Outros títulos de Lucília estarão à venda durante o evento. A proposta é reunir família, amigos, leitores, admiradores, ex-alunos e todos que de alguma forma tiveram contato com a professora e escritora.
Mineira de Uberaba, criada em Belo Horizonte e radicada em Brasília desde os primórdios da capital federal, Lucília formou-se em Letras pela Universidade de Brasília (UnB), onde também concluiu o mestrado. Fez o doutorado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.
Lucília Garcez trabalhou no Ministério da Educação (MEC), foi professora em colégios e na própria universidade onde estudou. Coordenou durante muitos anos a equipe de correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), escreveu livros sobre redação, paradidáticos, biografias, e infantojuvenil, numa produção variada e qualificada em todos os gêneros.
Foi também fundadora da Casa de Autores e membro eleito da Academia Brasiliense de Letras (ABrL). Criou e incentivou a criação de diversos clubes de leitura, ensinando o amor ao livro e à leitura. Foi casada com o documentarista e cineasta Vladimir Carvalho e faleceu aos 70 anos em setembro de 2021. Deixou três filhas e cinco netos, além de uma legião de fãs da pessoa doce, forte e solidária, que dedicou a vida à defesa da educação e da cultura.
Tributo a Lucília Garces
Espaço Cultural do Shopping Liberty Mall – 2º Piso, entre os cinemas.
Em 18 de julho de 2022 (segunda-feira), às 19h.
Lançamento dos livros Quando vier a primavera – um tributo a Lucília Garcez (Outubro Edições, R$ 30,00) e Outono (Geração Editorial, R$ 40,00) e bate-papo sobre a vida e a obra de Lucília Garcez.