Para comemorar o centenário da autora ucraniana e radicada no Brasil, Clarice Lispector, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo promove o evento Colóquio Internacional: Cem anos de Clarice Lispector. A programação reúne especialistas no estudo clariceano, como a biógrafa Nádia Battella Gotlib e a psicanalista Maria Homem. A transmissão do evento, que ocorre no período de 19, 20 e 21 de outubro, será pelo canal do YouTube da faculdade.
O Colóquio Internacional será composto por doze mesas, nos horários da manhã e tarde, que abordarão os mais variados temas relacionados à obra e à fortuna crítica de Clarice Lispector. O evento é idealizado e coordenado pela professora Yudith Rosenbaum (DLCV-USP) e pela professora Cleusa Rios Passos (DTLLC-USP). O encerramento será um bate-papo com a diretora Marcela Lordy sobre o filme "Uma aprendizagem", que adapta o romance da autora e do monólogo "Clarice Lispector e eu: o mundo não é chato", de Rita Êlmor, vencedora do Prêmio Shell de melhor atriz em 1998.
O evento segue a proposta de trazer conteúdo aos leitores, que têm vasto interesse na obra da autora. Clarice veio ao Brasil ainda bebê e ao longo da carreira, escreveu romances, contos, crônicas, colunas para jornais e livros infantis. Ela morreu em 1977 em decorrência de um câncer no ovário. O colóquio, por ser aberto e gratuito, não emitirá certificados e também não há necessidade de fazer inscrição. Para conferir a programação completa, acesse o Instagram do evento.