Interessados no ingresso em uma carreira nas Forças Armadas podem ficar atentos à possibilidade de tornar-se um marinheiro. Isso porque a Marinha já programa abertura de editais de concursos públicos para diferentes níveis de escolaridade já para o próximo ano.
Se o objetivo for ingressar na Força pelo critério de nível Fundamental, a Marinha oferece a opção de ingressar no Colégio Naval, localizado em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Nesta função, os candidatos aprovados receberão conhecimentos do nível médio e instrução militar naval especializada, ministrada por professores e oficiais. O salário iniciai para nível fundamental é de R$ 1.398,30.
Caso o candidato ou a candidata tenha objetivos de ingressar na Marinha pelo critério de nível médio, há possibilidades de tentar concursos para os cargos de fuzileiro naval, aprendiz-marinheiro, sargento músico fuzileiro naval e para ingressar na escola naval. Os salários variam de acordo com cada cargo de nível médio.
Já se o objetivo é entrar para as CNU: revisão de títulos publicado, mas resultado final sai quinta-feira
Caso o candidato tenha ensino superior e queira concorrer a uma vaga na Força, a Marinha oferece as funções de médico, cirurgião, engenheiro, capelãs, além de quadros de apoio à saúde e funções complementares às de oficiais.