Eu, Estudante

CNU

CNU tem questão sobre jovens que debocharam de universitária de 40 anos

A questão foi respondida por todos os candidatos que se inscreveram em cargos que exigem ensino superior, na parte de conhecimentos gerais

Um vídeo em que três universitárias debocham de uma colega de classe por ela ter 40 anos foi tema de uma questão no Concurso Nacional Unificado, o "Enem dos Concursos", neste domingo (18/8).

A questão foi respondida por todos os candidatos que se inscreveram em cargos que exigem ensino superior, na parte de conhecimentos gerais. De acordo com relatos nas redes sociais, a questão mostrou o diálogo entre as alunas e questionou qual foi o preconceito sofrido pela mulher de 40 anos. Entre as opções estava racismo, etarismo e egeísmo. 

Os candidatos não puderam sair com os cadernos de prova, que só serão divulgados pelo governo federal após às 20h deste domingo. 

Relembre o caso

O vídeo citado no CNU viralizou na internet em março do ano passado. Uma das estudantes ironiza: "Gente, quiz do dia: como 'desmatricula' uma colega de sala?". Outra responde em seguida: "Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada". Uma terceira concorda.

A estudante que grava o vídeo então diz: "Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade; Eu tenho essa opinião". As estudantes ainda afirmam que a mulher "não sabe o que é Google".

A aluna hostilizada, Patrícia Linhares, disse ao g1 que se preparava para apresentar um trabalho quando soube do ocorrido. Ela registrou boletim de ocorrência por injúria e difamação contra as estudantes, que desistiram da faculdade.

O caso gerou grande repercussão e foi inclusive comentado pelos ministros dos Direitos Humanos e da Cidadania, e da Educação, Camilo Santana, que prestaram apoio a Patricia e repudiaram o etarismo.