Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em serviços públicos, comentou sobre o desafio de logística enfrentado pela pasta para conseguir que o Concurso Nacional Unificado (CNU) fosse aplicado em todo o país. Segundo Esther, o Distrito Federal foi a unidade federativa mais desafiadora.
A ministra afirmou que a dificuldade foi em razão ao grande número de inscritos. O Distrito Federal é a terceira unidade federativa com o maior número de inscritos, sendo 195.687. Ele fica atrás somente dos estados de Rio de Janeiro e São Paulo, que contam com 220.077 e 225.035, respectivamente.
Dweck também contou que o acréscimo de municípios onde serão aplicadas as provas foi em decorrência dessa dificuldade de logística. De acordo com a ministra, foram acrescentados 8 municípios do "Entorno de Brasília".
"A gente incluiu os municípios do Entorno justamente para poder distribuir melhor os locais de prova, porque tinha muita gente fazendo e se a gente tentasse concentrar tudo em Brasília ia ser um problema logístico e também não teria sala suficiente para tanta gente fazer a prova", explicou Esther.
65% não conferiram o local de prova
Às vésperas da aplicação do Concurso Nacional Unificado (CNU) mais da metade dos candidatos do certame não acessaram o cartão de confirmação de inscrição. Até quarta-feira (15/8), apenas 35% dos inscritos acessaram o documento, como informou a titular do Ministério da Gestão na entrevista.
Dweck reforçou que o comportamento de deixar tudo para o última hora já é comum entre os brasileiros, mas o MGI está preocupado pois muitos locais de prova foram alterados e os candidatos podem se confundir acreditando que já sabem onde realizará o exame, mesmo sem ter acessado o cartão definitivo.
Questionada se o alto número de pessoas que ainda não buscaram o cartão de confirmação pode ser um indicativo de que o concurso terá um alto índice de evasão, Dweck afirmou que é comum que uma parcela de candidatos desistam de certames e com o CNU não seria diferente.
Da aplicação
Os participantes deverão permanecer no local de prova em ambos os turnos por ao menos duas horas. Caso termine antes do tempo, o candidato pode aproveitar para revisar as questões. Caso o candidato saia antes, será eliminado do concurso.
Saiba Mais
-
Esportes Resort e cinema: saiba quanto custa o aluguel da mansão de Deyverson na Disney
-
Esportes CBF confirma Palmeiras x Cuiabá longe do Allianz Parque
-
Flipar Dia Mundial do Canhoto: Veja famosos do grupo
-
Política Cármen Lúcia chama Moraes de "grande presidente" ao defender ministro no TSE
-
Revista do Correio 4 dicas para fazer ioga durante a gestação e os benefícios
-
Esportes Santos estuda voltar a jogar novamente longe da Vila Belmiro