Às vésperas da aplicação do Concurso Nacional Unificado (CNU) mais da metade dos candidatos do certame não acessaram o cartão de confirmação de inscrição. Até quarta-feira (15/8) apenas 35% dos inscritos acessaram o documento. A informação foi repassada pela ministra da Gestão e Inovação em serviços Públicos, Esther Dweck, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministra nesta quinta-feira (15/8). Acesse o cartão de confirmação aqui.
- Leia também: CNU: candidato pode mostrar carteira digital
Os candidatos desde 7 de agosto pode consultar o cartão de confirmação. O documento está disponível no site oficial do concurso. Para ter acesso, é necessário realizar o login utilizando as informações da conta no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, que inclui o número do CPF e a senha cadastrada.
A ministra reforçou a importância de acessar o cartão de confirmação com antecedência para verificar o local de prova. Esther Dweck reconheceu que o comportamento de deixar tudo para o última hora já é comum entre os brasileiros, mas o MGI está preocupado pois muitos locais de prova foram alterados e os candidatos podem se confundir acreditando que já sabem onde realizará o exame, mesmo sem ter acessado o cartão definitivo.
"É muito importante que todo mundo consulte novamente para ter certeza se o seu local de prova foi mantido ou mudou", orienta a ministra. Além disso, a titular do Ministério da Gestão enfatizou recomendações que constam no Manual do Candidato, como verificar com antecedência o endereço onde o candidato fazer a prova, além do tempo de deslocamento e os meios de transporte disponíveis.
Evasão no CNU
Questionada se o alto número de pessoas que ainda não buscaram o cartão de confirmação pode ser um indicativo de que o concurso terá um alto índice de evasão, Dweck afirmou que é comum que uma parcela de candidatos desistam do certame e com o CNU não seria diferente. "Uma coisa interessante é que por conta da mudança de data a gente permitiu que as pessoas desistissem de fazer a prova e pedissem inclusive o valor da taxa de volta. Dos 2.140.000 pessoas só 31 mil preferiram isso. Então, de fato isso é um número muito baixo".
Saiba Mais
-
Esportes O que mudou no São Paulo desde a última partida pela Libertadores
-
Flipar Riqueza cultural do Brasil: As principais lendas do folclore nacional
-
Revista do Correio 6 pares de animais parecidos e de espécies diferentes
-
Esportes Diogo Barbosa, do Fluminense, passa por artroscopia no joelho
-
Esportes Mauricio Pochettino aceita proposta para comandar seleção dos EUA
-
Política No Senado, Celso Amorim presta esclarecimentos sobre eleições da Venezuela