CNU na reta final! Candidatos falam sobre estudos e rotina para a prova

Francisco Artur
postado em 16/08/2024 14:33 / atualizado em 16/08/2024 18:11
Operação-padrão da Abin não afetará concurso unificado, diz ministério -  (crédito: EBC)
Operação-padrão da Abin não afetará concurso unificado, diz ministério - (crédito: EBC)

A dois dias para o Concurso Nacional Unificado (CNU), candidatos seguem a rotina indicada por especialista em certames públicos: fazer questões e simulados, revisar conteúdos já estudados e descansar. As provas do CNU vão ocorrer no domingo (18/8), em todo o Brasil. A expectativa do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) é que mais de 2 milhões de inscritos façam as avaliações.

A servidora Luíza Guimarães, de 27 anos, será uma dessas milhões de candidatas que farão o certame. Moradora de Águas Claras, no Distrito Federal, ela conta que esta sexta será o último dia de estudos para as provas de domingo, no Centro Educacional da 106, no Recanto da Emas. 

"Nessa reta final, estou focando nos conteúdos que já estudei e que eu acho que terão mais probabilidade de cair na prova, principalmente em relação aos eixos que tem mais peso", afirmou a candidata. No CNU, Luíza almejará uma vaga no bloco 7 — área de gestão governamental e administração pública. "O cargo que me brilha os olhos é o de políticas públicas e gestão governamental", contou.

Assim como a servidora que fará as provas no Recanto das Emas, o gestor público Douglas dos Anjos exergou no bloco 7 uma possibilidade de casar sua formação universitária com os benefícios que um cargo no poder público federal pode oferecer. Ele fará as avaliações em Taquatinga.

Quanto à preparação de estudos e psicológica para o CNU, Douglas afirmou estar "tentando ficar mais tranquilo" com a proximidade da prova. "Diferente da primeira vez, que a prova foi adiada, eu sinto que agora estou tranquilo e que consegui bater todas as matérias que eu tinha que estudar. Também estou acertando uma boa porcentagem das questões no simulados", falou.

O bloco 7, escolhido por Douglas e Luíza para concorrer a uma vaga no Concurso Nacional Unificado, terá 429.370 inscrições para 1.748 vagas. Entre o número de inscritos por oportunidade, a concorrência será de 245 para um vaga. As chances ofertadas no bloco 7 demandam que os candidatos tenham nível superior.

Cronograma de estudos

Embora tenha graduação, a estudante Lorrane Aquino, de 25 anos, concorrerá ao CNU no bloco 8 — nível médio. Segundo ela, que também enxerga no certame unificado uma boa possibilidade de ingressar no serviço público, o bloco 8 ofereceria a possibilidade de utilizar sua bagagem de estudos para concursos.

"Escolhi o bloco 8 porque era o que mais se encaixava em meu cronograma porque as matérias deste bloco se encaixam com assuntos que venho estudando para outros concursos. Então, no bloco 8, a única matéria que tive de adicionar no calendário de estudos foi a que trata de realidade brasileira. O restante, eu já vinha estudando", explicou.

Assim como Douglas e Luíza, Lorrane usou esta última antes do CNU para fazer revisões. "A gente não aprende nada de novo na última semana. Então, nesses últimos dias, fui pegando simulados de com questões para resolver. Aí eu vou corrigindo as questões para ver o que errei, o que acertei, e o que eu preciso revisar mais", disse.

O bloco 8, escolhido por Lorrane, e que será direcionado a candidatos com nível médio, teve 701 mil inscrições para 692 vagas e a concorrência será de 1.013 candidatos por vaga. Ao todo, o CPNU oferta 6.640 oportunidades, divididas entre os 21 órgãos públicos participantes.

Informações sobre o CNU

Conforme previsto no edital, a abertura dos portões está marcada às 7h30 no período matutino e às 13h no turno vespertino. Já o fechamento dos portões está marcado para 8h30 e para 14h, respectivamente. A programação segue os horários de Brasília.

Pela manhã, os candidatos dos blocos de 1 a 7 farão uma prova objetiva com 20 questões de conhecimentos gerais e um item dissertativo sobre conhecimento específico. Já os inscritos no bloco 8 realizarão uma prova objetiva composta de 20 questões de língua portuguesa, além de uma redação.

Na parte da tarde serão aplicadas as prova de conhecimentos específicos com 50 questões objetivas para os candidatos às vagas de ensino superior, no qual cada bloco temático terá uma prova diferente.  Já os candidatos inscritos no bloco 8 farão uma prova com 40 questões das seguintes disciplinas: matemática, noções de direito e realidade brasileira.

Serviço

  • Horários: Pela manhã, os portões serão abertos às 7h30 e fecham às 8h30; À tarde, a abertura dos portões será às 13h e o fechamento, às 14h
  • O que levar: Documento de Identidade original com foto, caneta preta transparente e o cartão de confirmação
  • Transporte público do DF: Empresas de ônibus vão operar as linhas com programação de viagens de dias úteis. Metrô-DF também terá o horário ampliado

 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação