ENEM DOS CONCURSOS

CNU: tudo o que você precisa saber sobre a aplicação da prova

O exame será aplicado nos turnos matutino e vespertino

Raphaela Peixoto
postado em 16/08/2024 09:41
No domingo (18/4) mais de 2,14 milhões de inscritos realizarão as provas do CNU. Os candidatos disputam mais de 6 mil vagas no serviço público federal -  (crédito: Reprodução/Freepik)
No domingo (18/4) mais de 2,14 milhões de inscritos realizarão as provas do CNU. Os candidatos disputam mais de 6 mil vagas no serviço público federal - (crédito: Reprodução/Freepik)

No próximo domingo (18/4) mais de 2,14 milhões de inscritos realizarão as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), a maior seleção para cargos no serviço público federal já ocorrida no Brasil. Estão em disputa 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos da administração federal.

Horário dos portões

Conforme previsto no edital, a abertura dos portões está marcada às 7h30 no período matutino e às 13h no turno vespertino. Já o fechamento dos portões está marcado para 8h30 e para 14h, respectivamente. Os horários seguem o horário de Brasília.

Por conta do fuso horário, a abertura e fechamento dos portões, e consequentemente o de aplicação das provas, em alguns estados serão em horários diferentes. Os candidatos que realização a prova no Acre têm que estar no portão às 5h30 pela manhã e às 11h para o período da tarde. Os portões serão fechados às 6h30 e 12h, respectivamente. 

Nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, cujo fuso é uma hora a menos, a abertura dos portões está marcada para às 6h30 (manhã) e às 12h (tarde). No caso do fechamento, ocorrerá às 7h30 e às 13h.

Distribuição das provas nos dois turnos 

Manhã - Provas das 9h às 11h30

Os candidatos dos Blocos de 1 a 7 farão uma prova objetiva com 20 questões de conhecimentos gerais e um item dissertativo sobre conhecimento específico. Já os inscritos no Bloco 8, para vagas de nível médio, realizarão uma prova objetiva composta de 20 questões de língua portuguesa, além de uma redação.

Tarde - Provas das 14h30 às 18h

Na parte da tarde serão aplicadas as prova de conhecimentos específicos com 50 questões objetivas para os candidatos às vagas de ensino superior, dos Blocos 1 ao 7, no qual cada bloco temático terá uma prova diferente. 

Os candidatos inscritos no Bloco 8 farão uma prova com 40 questões das seguintes disciplinas: matemática, noções de direito e realidade brasileira.

Cartão de confirmação

Em entrevista, ontem, ao programa Bom Dia, Ministra, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, demonstrou preocupação com o fato de poucos candidatos terem acessado o cartão de confirmação. Ela reforçou que houve alterações pontuais nos locais de aplicação e os candidatos podem se confundir, acreditando que já sabem onde realizarão o exame, mesmo sem ter acessado o cartão definitivo. Acesse aqui o cartão!

O documento não é obrigatório para a realização da prova, no próximo domingo (18), mas indica o local onde o candidato foi alocado. Brasília é a capital com maior número de inscritos, 195,7 mil e os exames serão aplicados em 268 locais de provas, como escolas, universidades e institutos. 

 

Serviço

  • Horários: Pela manhã, os portões serão abertos às 7h30 e fecham às 8h30; À tarde, a abertura dos portões será às 13h e o fechamento, às 14h
  • O que levar: Documento de Identidade original com foto, caneta preta transparente e o cartão de confirmação
  • Transporte público do DF: Empresas de ônibus vão operar as linhas com programação de viagens de dias úteis. Metrô-DF também terá o horário ampliado

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação