SAÚDE

TCDF dá 30 dias para que GDF programe nomeação de agentes de saúde

Tribunal de Contas do Distrito Federal acionou a Secretaria de Saúde para que pasta faça o cronograma de nomeação dos aprovados no concurso para agente de vigilância ambiental e agente comunitário de saúde

Francisco Artur
postado em 12/08/2024 17:32 / atualizado em 13/08/2024 10:50
De acordo com o TCDF, diante da falta de servidores distritais, as funções de agentes de saúde e ambiental vêm sendo desempenhadas por servidores do Ministério da Saúde -  (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
De acordo com o TCDF, diante da falta de servidores distritais, as funções de agentes de saúde e ambiental vêm sendo desempenhadas por servidores do Ministério da Saúde - (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) terá 30 dias para apresentar uma programação de nomeação dos agentes de saúde e do meio ambiente aprovados em concurso público. O prazo foi estipulado pelo Tribunal de Contas do DF, que acionou a pasta para que o cronograma seja apresentado.

De acordo com o TCDF, diante da falta de servidores distritais, as funções de agentes de saúde e ambiental vêm sendo desempenhadas por servidores do Ministério da Saúde. Com a nomeação dos novos funcionários do DF, a ideia do TCDF é que haja uma devolução dos servidores federais para o ministério.

"Os servidores do órgão federal estão em postos de trabalho que deveriam ser ocupados pelos concursados da carreira de vigilância ambiental", escreveu a assessoria de imprensa do tribunal. "A situação (servidores federais em vez de distritais) cria uma falsa impressão de que existem AVAs e ACSs em número suficiente na capital", completou.

O Correio contatou a assessoria de comunicação da SES-DF para solicitar um posicionamento em relação ao comunicado do TCDF. Em nota enviada à reportagem, a pasta afirmou que "responderá ao TCDF dentro dos autos do processo".

Confira a publicação do Tribunal de Contas do DF, na página oficial do Instagram:

 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação