Dois mil candidatos que moram no Rio Grande do Sul (RS) cancelaram as inscrições no Concurso Nacional Unificado (CNU). O certame inicialmente seria realizado em maio, mas as provas foram adiadas para agosto por causa das fortes chuvas que assolaram municípios gaúchos.
Após as enchentes e o anúncio da nova data do CNU, o número de candidatos que residem no RS caiu de 80 mil para 78 mil. Com o adiamento das avaliações, essas pessoas cancelaram a inscrição junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), órgão que organizará o concurso.
A possibilidade de o candidato solicitar a desistência da prova do CNU foi concedida pelo MGI. Ao todo, até a data limite 7 de julho, mais de 31 mil pessoas solicitaram a desistência do CNU e o reembolso da taxa de inscrição do certame. O valor era de R$ 60 para nível médio e R$ 90 para cargos de nível superior.
O Concurso Nacional Unificado contará com a participação de mais de 2,65 milhões de candidatos e oferecerá 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Confira o cronograma do CNU:
- Data do exame: 18 de agosto de 2024
- Resultados finais: previsão de 21 de novembro de 2024
- Convocação: previsão de janeiro de 2025